Rede de apoio está conectada e oferece segurança às vítimas de violência doméstica
O Programa Mulheres Protegidas foi lançado em março de 2021 e virou Lei em 2022, com o objetivo de oferecer segurança e todo o suporte emocional às vítimas de violência doméstica. Estância Velha foi a primeira cidade do Estado a lançar o programa e já colhe expressivos resultados e diminuição nos índices de violência. A iniciativa é executada pelo Grupamento de Proteção à Mulher (GPM) da Guarda Municipal, que faz o acompanhamento periódico das mulheres que sofrem ameaças ou são vítimas de violência e estão sob medidas protetivas.
Por meio de um aplicativo, a GM monitora informações sobre todas as pessoas que devem ser protegidas. Com uma viatura exclusiva, os policiais, em parceria com Fórum e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), realizam rondas diárias no local de moradia e trabalho das vítimas, além de transitar na escola das crianças.
Rede de Apoio
A iniciativa garante ainda, assistência psicossocial às vítimas, através do envolvimento do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS). Além disso, o programa é o único na região metropolitana que possui um convênio com o Instituto Avon e a Rede Accor de Hotéis, para que as mulheres que estão sob risco de vida possam sair imediatamente de suas casas. Todos os casos são avaliados pelo Judiciário e as medidas protetivas são expedidas no mesmo dia. “Temos uma rede de proteção bem conectada com o Judiciário para oferecer cada vez mais segurança às vítimas de violência doméstica”, explica Caroline Vanzin Hoffmann, coordenadora do CREAS.
Diminuição de casos
Conforme relatórios do programa, desde a sua criação houve uma diminuição de 87% dos crimes e relatos de conflitos, e diminuição de 91% nas ocorrências de violência doméstica. No quadro comparativo, fica evidente a evolução e a importância que o programa representa para a comunidade estanciense.
Casos monitorados
2021 - 230 mulheres
2022 - 315 mulheres
2023 - 452 mulheres
2024 - 536 mulheres
Serviço:
O que: 1º Seminário Intersetorial de Proteção às Mulheres Vítimas de Violência
Quando: 18 de abril de 2025, das 12h30 às 17h
Onde: Auditório da CDL Estância Velha - rua Arthur Leopoldo Ritter, 440, Centro
Inscrições: https://bit.ly/mprotegidas
Data de publicação: 11/03/2025
Créditos: Sandra Costa/PMEV
Créditos das Fotos: Arquivo/PMEV