RSS Estância Velha - RS Notícias de Estância Velha/RS Fri, 24 May 2024 17:29:00 -0300 Fri, 24 May 2024 17:29:00 -0300 Visaoi https://estanciavelha.rs.gov.br/rss Avenida Presidente Vargas ficará fechada para reparos na manhã de sábado Fri, 24 May 2024 14:41:20 -0300 https://estanciavelha.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2657/?avenida-presidente-vargas-ficara-fechada-para-reparos-na-manha-de-sabado.html https://estanciavelha.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2657/?avenida-presidente-vargas-ficara-fechada-para-reparos-na-manha-de-sabado.html
Desvios e alternativas 
1- Para quem vem de Novo Hamburgo, a sugestão é usar o acesso da Rua Rincão, posteriormente usando a Avenida Presidente Lucena, chegando até o centro da cidade. O sentido oposto é também a sugestão para quem quer sair da cidade.

2- Para quem vem de Dois Irmãos ou Ivoti, a sugestão é usar a Avenida Bom Jardim (no acesso de Ivoti), e posteriormente acessar a Avenida Presidente Lucena até o Centro de Estância Velha.]]>
Espaço do Empreendedor agora atende em novo número Fri, 24 May 2024 12:09:00 -0300 https://estanciavelha.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2656/?espaco-do-empreendedor-agora-atende-em-novo-numero.html https://estanciavelha.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2656/?espaco-do-empreendedor-agora-atende-em-novo-numero.html Em parceria com o SEBRAE/RS, o Espaço do Empreendedor de Estância Velha oferece um local para reuniões e coworking, emissão de alvarás e notas fiscais, oportunidades de compras públicas para micro e pequenas empresas locais, cursos, workshops e capacitações com profissionais especializados, atendimento jurídico, entre outros serviços. O Espaço do Empreendedor também conta com um portal no site oficial da Prefeitura, onde os empreendedores locais podem consultar e solicitar, de forma remota, os serviços oferecidos pela sala.
Programa incentiva empresas em Estância Velha
Logo no primeiro ano da atual gestão foi lançado o programa DesenvolvEV. Ele tem o objetivo de criar um ecossistema de criação, aperfeiçoamento e ampliação de empresas na cidade. Entre as iniciativas de estímulo ao empreendedorismo, pelo programa Cidade Empreendedora, já foram registradas mais de 1.200 novas empresas na cidade. O DesenvolvEV também possibilita que os empresários levem suas marcas para importantes feiras nacionais e regionais, além de liberar créditos de investimentos. Desde 2021 o programa já liberou mais de R$ 3 milhões em incentivos.

Cidade Empreendedora
Na noite de quarta-feira, 27 de março, a Prefeitura de Estância Velha venceu o prêmio Prefeitura Empreendedora do SEBRAE-RS. Em cerimônia especial em Porto Alegre, no Grêmio Náutico União, foram revelados todos os vencedores do Prêmio, que está em sua 12ª edição. Com 107 projetos inscritos e um total de 93 habilitados, os participantes foram avaliados segundo inúmeros critérios. Além disso, Estância Velha também foi agraciada com o prêmio de Melhor Sala do Empreendedor do Estado.]]>
Situação climática do Estado não altera a Coleta Seletiva em Estância Velha Fri, 24 May 2024 09:43:18 -0300 https://estanciavelha.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2655/?situacao-climatica-do-estado-nao-altera-a-coleta-seletiva-em-estancia-velha.html https://estanciavelha.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2655/?situacao-climatica-do-estado-nao-altera-a-coleta-seletiva-em-estancia-velha.html
A Coleta Seletiva em Estância Velha é realizada e incentivada desde a década de 90. O município começou a implantação de coleta seletiva em 1993, e a partir daí vem aprimorando o processo. O município executa diariamente a coleta seletiva dos resíduos sólidos orgânicos sujeitos à putrefação e que produzem maus odores e riscos à saúde pública. Da mesma forma, o cronograma contempla o recolhimento de resíduos secos passíveis de triagem por uma cooperativa de catadores.

Coleta Seletiva
Coleta Seletiva é o termo utilizado para o recolhimento dos materiais que são possíveis de serem reciclados, previamente separados na fonte geradora. Dentre estes materiais recicláveis podemos citar os diversos tipos de papéis, plásticos e metais. Separar os resíduos entre plástico, metal, papel e orgânicos também contribui dar sobrevida ao aterro sanitário, que além de ocupar área áreas de solo e ter um elevado custo de operacionalização, além de acabar com poluição tóxicas que contaminam solos e águas de rios, trazendo malefícios imensuráveis ao longo do tempo.]]>
Semana Municipal do Brincar movimenta crianças e servidores Thu, 23 May 2024 15:12:47 -0300 https://estanciavelha.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2654/?semana-municipal-do-brincar-movimenta-criancas-e-servidores.html https://estanciavelha.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2654/?semana-municipal-do-brincar-movimenta-criancas-e-servidores.html
A lei 2634/2022 que regulamenta a Semana Municipal do Brincar prevê que todos os órgãos públicos municipais possam desenvolver atividades lúdicas em praças, ruas, associações de bairro, fortalecendo os vínculos positivos, bem como o convívio e interação entre todas as idades. Há muitos anos Estância Velha comemora a Semana Mundial do Brincar, que é uma data mundialmente celebrada, com o objetivo de garantir o direito das crianças ao brincar e reforçar a importância disso para o seu desenvolvimento.

Neste ano, impactados pela situação climática caótica em todo o Estado, com muitas pessoas desabrigadas, o momento remete a pensar ainda mais o brincar como forma de afeto, acolhimento, amor, escuta , trocas, doação e muita resiliência. “Que possamos refletir o quanto dedicamos um tempo para brincar ou interagir com nossas crianças e buscar momentos para fortalecimento desses vínculos”, comenta Jaqueline Hansen, coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), integrante do Grupo de Trabalho Criança na Cidade.

“Estamos fazendo o possível para tornar este momento triste o mais leve possível principalmente para as crianças atingidas. Todos foram acolhidos com muito carinho, e que desta forma possamos deixar um legado de esperança, respeito e força para todas as pessoas atingidas”, explica o prefeito Diego Francisco. Também na quinta-feira, dia 23 de maio, o abrigo montado na Comunidade Católica, no Centro, recebeu brinquedos infláveis e um momento especial de recreação para as crianças abrigadas.

Calendário Oficial de Eventos
A Semana do Brincar, que faz parte do calendário escolar há oito anos, virou lei (2634/2022) em Estância Velha, em outubro de 2022, e também faz parte do Calendário Oficial de Eventos do município. O objetivo da ideia é ampliar o momento do brincar para além das escolas, estimulando ações para chamar a atenção da sociedade para a importância do brincar em diferentes faixas etárias.

A Semana do Brincar que acontece sempre na última semana de maio, tem como objetivo a valorização do brincar na vida das crianças, o reconhecimento da ludicidade como componente da cultura e da infância, o encontro intercultural e intergeracional em torno das brincadeiras, e reconhecimento da importância do brincar para a promoção de uma boa saúde física e mental em todas as fases da vida.

Ações da Semana Municipal do Brincar
* Ações brincantes nas escolas e Espaço Cultural
* ⁠Momentos Brincantes nas repartições públicas
* ⁠Brincadeiras nos abrigos
* ⁠Brincadeiras com as estrelas
* ⁠Brincadeiras na natureza (Estação Ecologia)
* ⁠Brincadeiras no Projeto de Esportes
* ⁠Brincadeiras nas visitações do PIM e Criança Feliz]]>
Em cinco meses, Prefeitura já garantiu um lar para 255 animais Thu, 23 May 2024 12:59:55 -0300 https://estanciavelha.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2653/?em-cinco-meses-prefeitura-ja-garantiu-um-lar-para-255-animais.html https://estanciavelha.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2653/?em-cinco-meses-prefeitura-ja-garantiu-um-lar-para-255-animais.html
No último sábado, dia 18 de maio, a Feira conseguiu encaminhar 22 animais para novas famílias: foram 18 filhotes de cachorro, 3 filhotes de gato e um cão adulto. A Feira de Adoção de Cães e Gatos é realizada nas manhãs de sábado, das 9 às 12 horas, na Praça Leonel Brizola, no Centro. Em dias de chuva, ela é realizada no Pavilhão de Atividades Culturais (PAC). “A cada sábado, mais e mais bichinhos podem encontrar o seu lar, e isso motiva a continuarmos com os projetos que protegem os animais de Estância Velha”, comenta o secretário da SESEBE, Renan Mallmann. Todos os animais adotados têm direito a castração e chipagem.

Resgatados das enchentes
Após as tragédias que aconteceram no Rio Grande do Sul, a Associação Bichinho Carente montou um abrigo para os animais que foram resgatados em cidades vizinhas. O local fica na Associação de Moradores do Bairro Lago Azul (Rua Barão do Rio Branco, 29), e está aceitando doações de remédios, mantinhas e ração, mas, principalmente, precisam de voluntários para dar aos animais perdidos um lar temporário. A Prefeitura, por meio do Departamento da Causa Animal, presta auxílio aos voluntários. Além do bairro Lago Azul, outros locais também estão acolhendo animais perdidos com as enchentes nos bairros Floresta, Sol Nascente e Campo Grande.

O quê: Feira de Adoção de Cães e Gatos
Quando: todos os sábados, das 9 às 12 horas
Onde: Praça Leonel Brizola, Centro de Estância Velha]]>
Hospital Municipal Getúlio Vargas amplia horário de visitas Wed, 22 May 2024 15:21:43 -0300 https://estanciavelha.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2652/?hospital-municipal-getulio-vargas-amplia-horario-de-visitas.html https://estanciavelha.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2652/?hospital-municipal-getulio-vargas-amplia-horario-de-visitas.html
Para manter o ambiente silencioso e preservar a saúde dos pacientes, serão autorizados no máximo dois visitantes por paciente em cada horário de visita. Não é mais necessário realizar o agendamento. “Sabemos que o contato com amigos e familiares é uma parte importante na recuperação dos pacientes, por isso, decidimos por ampliar este momento de contato entre paciente e visitantes”, explica a diretora do HMGV, Denise Reis.

Hospital Municipal Getúlio Vargas
Horário de visita: todos os dias das 12h às 13h e das 19h às 20h, a partir do dia 1º de junho
No máximo 2 visitantes por horário de visita]]>
Para melhorar o bem-estar da comunidade, Secretaria de Saúde agora tem um Jardim Terapêutico Wed, 22 May 2024 15:20:04 -0300 https://estanciavelha.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2651/?para-melhorar-o-bem-estar-da-comunidade-secretaria-de-saude-agora-tem-um-jardim-terapeutico.html https://estanciavelha.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2651/?para-melhorar-o-bem-estar-da-comunidade-secretaria-de-saude-agora-tem-um-jardim-terapeutico.html
A ideia do Jardim Terapêutico surgiu a partir da mestranda (da UERGS) em Ambiente e Sustentabilidade, Andrea da Silveira dos Santos, que tem sua linha de estudos em Sociedade, Ambiente e Desenvolvimento. “Surgiu a ideia e a secretaria levou adiante, creio que somos a única secretaria do Estado com um espaço como este” cita Andrea, que trabalha no setor de Fiscalização de Contratos. Com nova pintura, bancos e ajardinamento, o local também recebeu diversas plantas, cada uma com um significado diferente (confira abaixo). Com a iniciativa, outros espaços da SMS também devem receber novos Jardins Terapêuticos.

Para o prefeito Diego Francisco, o trabalho da Administração tem que sempre pensar no bem-estar da comunidade. “Não é porque é serviço público, que precisa ser simples. Precisamos impor qualidade em todos nossos processos”, aponta. O investimento na reforma da fachada e pátio da Secretaria da Saúde não foi expressivo (R$ 6.300,00), mas o retorno já é visto no dia a dia. “Já vemos as pessoas elogiando o local, já vemos a população com outra expressão ao chegar aqui”, completa Andrea.

O que são Jardins Terapêuticos?
Áreas projetadas para proporcionar bem-estar e contribuir para a recuperação da saúde de um determinado público (crianças ou adultos doentes, por exemplo). Geralmente são construídos em hospitais, clínicas, asilos e até mesmo regiões com alto índice de violência. Eles servem para oferecer aos usuários um lugar que contribua para melhorar suas necessidades físicas, psicológicas, sociais e espirituais, mantendo o contato com a natureza.

Especialistas tem registrado grandes benefícios de uso de jardins, parques e espaços verdes, tanto dentro como fora dos ambientes de saúde, como redução de estresse, melhora no sono, redução da ansiedade e depressão, associada ao aumento da felicidade, redução da agressividade, redução dos sintomas de TDAH, diminuição da pressão arterial, melhora da recuperação de cirurgias, melhora da saúde geral, aumento da expectativa de vida, melhora em doentes crônicos e ajuda no paciente a evocar seus próprios recursos de cura.

Benefícios do Jardim Terapêutico e algumas plantas:
Lavanda, Camomila, Alecrim - Ajuda a reduzir o estresse e ansiedade
Hortelã, Manjericão, Tomilho - Estimula a criatividade e a concentração
Girassol, Margarida, Crisântemo - Melhora o humor e a autoestima
Aloe Vera, Erva-cidreira, Gengibre - Fortalece e previne doenças
Rosa, Jasmin, Hortênsia - Estimula o contato com a natureza e prática de atividades físicas]]>
Para minimizar impactos, Prefeitura e CDL pedem incentivo às empresas locais Tue, 21 May 2024 14:42:40 -0300 https://estanciavelha.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2650/?para-minimizar-impactos-prefeitura-e-cdl-pedem-incentivo-as-empresas-locais.html https://estanciavelha.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2650/?para-minimizar-impactos-prefeitura-e-cdl-pedem-incentivo-as-empresas-locais.html
Para minimizar os danos, ou até mesmo evitar que ele aconteça, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (SEDEIT), em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Estância Velha, Ivoti, Lindolfo Collor, Presidente Lucena e São José do Hortêncio (CDL), pede uma maior atenção dos estancienses para o uso e a priorização de empresas locais. Muitas empresas estão sofrendo com tudo o que está acontecendo, seja por estragos das chuvas ou mesmo a impossibilidade de operar normalmente em função de ter sua equipe de trabalho também afetada ou até mesmo a dificuldade de transporte pelas rodovias do Estado. “Essa é uma hora para unirmos forças e solidariedade. Cada compra ou negociação feita com uma empresa gaúcha é uma forma de auxiliar na recuperação econômica do Rio Grande do Sul”, aponta o prefeito Diego Francisco.

A Presidenta do CDL local, Márcia Ramos, reforça esse pedido. Para ela, muitas pessoas precisarão ter paciência nesse primeiro momento. “Muitas empresas também estão sofrendo com tudo o que está acontecendo. Por isso, fica o nosso apelo: comprem das empresas locais para que elas se reergam o quanto antes, bem como não cancelem suas compras de empresas das cidades do nosso estado. Esses contratempos que estamos vivendo, são temporários”, argumenta.

Comércio local
Ao comprar no comércio local, você também ajuda a manter os empregos gerados pelas empresas da região, fazendo assim a roda da economia girar em nossa cidade e Estado. “Vamos unir forças e solidariedade para superar essa fase juntos. Cada compra feita contribui para a recuperação econômica da região, bem como do Estado e ajuda aqueles que foram afetados pela tragédia”, completa Márcia.

A estanciense Juliana Manske afirma que a melhor forma de ajudar o comércio local é caminhando pelo bairro onde mora, sem grandes deslocamentos. Na manhã de terça-feira, dia 21 de maio, ela buscou por algumas peças em uma ferragem, uma das lojas mais antigas da cidade. “Além de necessidades para casa, eu tenho três filhos pequenos, nos últimos anos tudo o que eu consumo são para eles”, conta.

Programa incentiva empresas em Estância Velha
Logo no primeiro ano da atual gestão foi lançado o programa DesenvolvEV. Ele tem o objetivo de criar um ecossistema de criação, aperfeiçoamento e ampliação de empresas na cidade. Entre as iniciativas de estímulo ao empreendedorismo, pelo programa Cidade Empreendedora, já foram registradas mais de 1.200 empresas abertas na cidade. O DesenvolvEV também possibilita que os empresários levem suas marcas para importantes feiras nacionais e regionais, além de liberar créditos de investimentos. Desde 2021 o programa já liberou mais de R$ 3 milhões em incentivos.]]>
Campeonato Aberto de Futsal Feminino inicia nesta sexta-feira Tue, 21 May 2024 14:24:00 -0300 https://estanciavelha.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2649/?campeonato-aberto-de-futsal-feminino-inicia-nesta-sexta-feira.html https://estanciavelha.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2649/?campeonato-aberto-de-futsal-feminino-inicia-nesta-sexta-feira.html
No ano de 2023, a equipe campeã foi a Impacto FF, de Sapucaia do Sul, que venceu na final o PFC, da cidade de Portão, pelo placar de 5x2. As duas equipes confirmaram presença na edição 2024 do campeonato.

1ª rodada - Sexta-feira - 24/05 - Ginásio Walter Bauermann
19h45 - Londrina F.F. x Largadas
20h30 - Alcateia x PFC
21h30 - Atletinhas x UJR
22h30 - Aguilas x Donna F.F.]]>
NOTA DE PESAR Tue, 21 May 2024 10:11:19 -0300 https://estanciavelha.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2648/?nota-de-pesar.html https://estanciavelha.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/2648/?nota-de-pesar.html
Célia nasceu no dia 7 de fevereiro de 1937 deixando um legado de competência e comprometimento com a comunidade Estanciense. A cerimônia de despedida ocorreu no Memorial Krause e o sepultamento no Cemitério Católico de Hamburgo Velho, na segunda-feira, 20 de maio.


Estância Velha lamenta a perda desta estimada cidadã que tantos serviços prestou à nossa cidade. Nossa solidariedade à família, colegas e amigos.]]>