A Prefeitura de Estância Velha realizou um curso especial para Guardas Municipais da região sobre o projeto ‘Mulheres Protegidas'

A Prefeitura de Estância Velha realizou na terça-feira, dia 30 de abril, um curso especial para Guardas Municipais da região sobre o projeto ‘Mulheres Protegidas', um dos principais projetos de segurança pública do município. Ministrado pelos agentes da Guarda Municipal, a formação ocorreu no Auditório do Centro Administrativo Gabriel Steiner (Rua Anita Garibaldi, 299, Centro), integrando cidades como Campo Bom, Canoas e São Leopoldo.

O curso foi realizado em diferentes módulos, com uma série de palestras, onde foram abordados temas como a implantação do projeto, ações especializadas, sistemáticas à proteção de vítimas de violência doméstica, organização e amparo, dados estatísticos, leis, vivências e parceiros essenciais. Para o prefeito Diego Francisco, este é mais um motivo de orgulho para a cidade e seu grupamento. “Mostra que construímos uma política pública sólida e que já colhe bons frutos, além de ter reduzido drasticamente os casos de violência doméstica em nossa cidade”, descreve.

A Guarda Municipal de Campo Bom foi uma das entidades que participou do encontro. Para o diretor Roger Renan Camargo, a cidade já tentou constituir grupos de trabalho em defesa das mulheres, mas com pouca efetividade. “Agora queremos usar esse exemplo de Estância Velha para qualificar ainda mais nosso grupamento”, citou. “Temos um projeto já embrionário nesses moldes e estamos buscando a capacitação para que ele funcione. Ouvir a experiência dos colegas daqui é essencial”, completou o guarda municipal Alexandre Ramos.

Atividades práticas
Depois da primeira etapa do curso, toda programada com teorias e explanações, o curso do projeto Mulheres Protegidas terá um novo momento. Conforme a diretora da Secretaria de Segurança, Esporte e Bem-Estar (SESEBE), Maria do Carmo Uchôa, novos encontros serão agendados no futuro. “Teremos momentos de práticas que completarão o curso iniciado hoje”, afirma.

Mulheres Protegidas
O Programa Mulheres Protegidas foi lançado em março de 2021 e virou Lei em 2022, com o objetivo de oferecer segurança e todo o suporte emocional às vítimas de violência doméstica. Estância Velha foi a primeira cidade do Estado a lançar o programa e já colhe expressivos resultados e diminuição nos índices de violência. A iniciativa é executada pelo Grupamento de Proteção à Mulher (GPM) da Guarda Municipal, que faz o acompanhamento periódico das mulheres que sofrem ameaças ou são vítimas de violência e estão sob medidas protetivas.

Data de publicação: 30/04/2024

Créditos: Robson Nunes/PMEV