Um encontro para apresentar os resultados expressivos adquiridos pelo projeto e as novidades

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Estância Velha celebrou o aniversário de três anos do Programa Mulheres Protegidas, com um encontro para apresentar os resultados expressivos conquistados pelo projeto. Aconteceu no auditório da Prefeitura, no dia 8 de março às 8h30. Criado em 2021, o programa é realizado pelas Secretarias de Segurança, Esporte e Bem-Estar (SESEBE) e Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST) e pelo Grupamento de Proteção à Mulher (GPM) da Guarda Municipal.

A iniciativa garante ainda, assistência psicológica e jurídica às vítimas, através do envolvimento do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS). Além disso, o programa é o único na região metropolitana que possui um convênio com o Instituto Avon e a Rede Accor de Hotéis, para que as mulheres que estão sob risco de vida possam sair imediatamente de suas casas até que os casos sejam analisados pelo Poder Judiciário.

Diminuição de casos
Conforme relatórios do programa, desde a sua criação houve uma diminuição de 83% dos crimes e relatos de conflitos, e diminuição de 89% nas ocorrências de violência doméstica. No quadro comparativo, fica evidente a evolução e a importância que o programa representa para a comunidade estanciense. No ano de 2021 foram monitoradas 230 mulheres, já em 2022 o número de mulheres monitoradas chegou a 315, e em 2023 aumentou para 452 mulheres monitoradas. Desde a sua criação o Programa registrou apenas um caso de reincidência.

Por meio de um aplicativo, a GM monitora informações sobre todas as pessoas que devem ser protegidas. Com uma viatura exclusiva, os policiais, em parceria com Fórum e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), realizam rondas diárias no local de moradia e trabalho da vítima, além de transitar na escola das crianças. “Fatos a serem comemorados com a criação do Mulheres Protegidas, são o aumento dos registros com segurança por parte das vítimas e a humanização da figura dos agentes de segurança, passando a serem aliados na luta contra a violência doméstica”, explica o prefeito Diego Francisco.

Selo Empresa Amiga da Mulher
Durante o evento, a Prefeitura por meio da SESEBE e SEDEST lançou o selo “Empresa Amiga da Mulher”, com o objetivo de incentivar a criação de práticas inovadoras e programas educativos para promoção, valorização e defesa dos direitos da mulher no ambiente de trabalho. O lançamento do selo é alusivo aos três anos de sucesso do Programa Mulheres Protegidas. “Esta novidade vai enriquecer o nosso programa. Cada vez mais as mulheres terão Estância Velha como um local seguro e acolhedor.’, comenta Renan Malmann, Secretário de Segurança, Esporte e Bem-Estar.

Canais de contato para emergências de violência contra as mulheres
(51) 99908-2552 (plantão)

Data de publicação: 08/03/2024