Os cursos serão ministrados pelo Senai e devem iniciar no mês de março

Na manhã de quinta-feira, dia 8 fevereiro, o prefeito de Estância Velha, Diego Francisco, recebeu a visita do representante da Secretaria Estadual de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Carlos Bonne. O objetivo foi confirmar a parceria entre Governo do Estado e Prefeitura no programa RS Qualificação. Participaram do encontro o vice-prefeito, Airton Haag, o secretário de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST), Pablo Gomes, a coordenadora da agência do SINE, Alcione da Silva, além do secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Gabriel Berlitz, todos envolvidos na execução do programa.

O prefeito Diego Francisco falou sobre a importância da parceria com o Governo do Estado e comemorou a adesão ao programa RS Qualificação. “Com a chegada de tantas novas empresas no município, vamos precisar muito de mão de obra qualificada, por isso, estamos muito satisfeitos com o recurso destinado ao nosso município”, afirmou. Carlos Bonne, da Secretaria Estadual do Trabalho, relatou que Estância Velha foi um dos 204 municípios beneficiados com o programa. “Estou muito feliz em poder beneficiar a minha cidade com recursos que certamente vão fazer a diferença na vida de muitas pessoas”, diz Bonne.

RS Qualificação
O programa RS Qualificação visa fomentar projetos municipais para a realização de qualificação e capacitação profissional. O recurso destinado para o município é no valor de R$ 80 mil que serão distribuídos em sete cursos ministrados pelo Senai, conforme informa Alcione da Silva, do SINE. Com este recurso serão disponibilizadas 105 vagas em diversos cursos (confira lista abaixo), priorizando pessoas desempregadas e inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais. Caso as vagas não sejam preenchidas por este público, serão disponibilizadas para trabalhadores que mesmo em atividade queiram se qualificar para melhorar a renda ou adquirir novos conhecimentos.

Levantamento
Conforme divulga a coordenadora do SINE, Alcione da Silva “estamos em fase de levantamento fazendo uma pré-lista de possíveis beneficiados com os cursos, que serão contatados”, explica. O levantamento está sendo feito utilizando o cadastro do SINE e também o cadastro da SEDEST, de famílias em vulnerabilidade social. As inscrições ocorrem na primeira quinzena de março. Data, local e documentos necessários para a inscrição serão divulgados posteriormente. “Ainda estamos em fase de ajustes de datas e locais” explica Alcione.

Encaminhamentos
O secretário da SEDEIT, Gabriel Berlitz, falou ainda sobre a ideia de envolver alguns empreendedores no processo para que disponibilizem suas empresas para as aulas práticas, bem como já deixar abertas a possibilidade de contratação imediata dos alunos que concluírem os cursos. Uma aula inaugural está sendo planejada com a participação de representantes do Governo do Estado, Prefeitura, alunos e familiares, e empresários que queiram se engajar no programa. “Desta forma estaremos beneficiando a comunidade com capacitação e as empresas que terão mão de obra qualificada”, comemora o prefeito Diego Francisco.

Cursos que serão disponibilizados gratuitamente
Atendente Comercial - 15 vagas - 60h
Auxiliar de Expedição - 15 vagas - 40h
Auxiliar Administrativo - 15 vagas - 60h