1º Seminário pela Primeira Infância teve o tema “Primeira Infância: Os Cuidados que refletem o futuro.

Na terça-feira, dia 31 de outubro, a Prefeitura de Estância Velha, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST), organizou o 1º Seminário pela Primeira Infância, com o tema “Primeira Infância: Os Cuidados que refletem o futuro”. O objetivo foi compartilhar as ações dos primeiros seis anos de vida em Estância Velha, refletindo práticas para tornar a criança como centro das atenções. A partir do seminário, a Administração pretende consolidar o trabalho de forma intersetorial entre suas políticas públicas. O encontro, que reuniu representantes do setor público e entidades convidadas, ocorreu no auditório da Exatus.

O secretário de Educação e Cultura (SEMEC), Gustavo Guedes acredita que todas as secretarias têm ações voltadas à primeira infância. “Nosso objetivo hoje é conectar e ampliar estas ações, compartilhando experiências, pois todos já entendemos que o futuro da nossa cidade depende disso”, explicou. Participaram do seminário, representantes de todos os setores públicos além da equipe do Primeira Infância Melhor (PIM) de Estância Velha e convidados de 15 municípios da região.

Palestras
Na parte da manhã foi apresentada a comissão responsável de planejar e organizar as ações em prol da primeira infância, bem como de conectar os diversos setores da Administração, para que trabalhem em sintonia na causa. Depois aconteceram os painéis do Município, Assistência Social - PIM/Criança Feliz, Captação de Recursos, Educação, Saúde e Meio Ambiente.

Na parte da tarde palestraram Tânia Maria Steffen, psicopedagoga da APAE, Cristiane Salvadori, psicóloga/psicanalista da Prefeitura de São Leopoldo, e Laura Emanuela Fritzen, Assistente Social do Hospital Santo Antônio. O seminário foi finalizado com a palestra da professora da Rede Nacional Primeira Infância, Rosane Romanini. O prefeito Diego Francisco esteve no seminário e destacou a importância dos cuidados e atenção à Primeira Infância. “Nós como gestores, temos o compromisso de cuidar das nossas crianças, e garantir um futuro de oportunidades iguais para todos”, comenta o prefeito.

Data de publicação: 31/10/2023

Créditos: Sandra Costa/PMEV