Marcelo Weirich e Luana Winter Weirich terão a responsabilidade de liderar a festa alemã

Com o 41º Festival do Kerb se aproximando, os novos Rei e Rainha do evento já iniciam os seus preparativos para a data. Marcelo Weirich e Luana Winter Weirich, casados há 6 anos, vão substituir Henrique Bohnenberger e Muriel Dilly Bohnenberger, Reis do Kerb de 2023. A Prefeitura de Estância Velha por meio do Departamento de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (SEDEIT) juntamente com o casal Reis do Kerb de 2023 fizeram o convite oficial ao casal Weirich no dia 17 de dezembro de 2023, e desde então os dois iniciaram a preparação para o Kerb.

Luana conta que cresceu no bairro Lyra, sempre muito próxima aos agitos da festa, e com isso sempre participou das atividades. Durante a 34ª edição do Kerb, o casal foi introduzido às tradições e à cultura germânica, encomendando trajes sob medida, acompanhando toda a programação e comparecendo aos bailes das sociedades. Em 2020, foram convidados pela diretoria do Clube Chimarrão para serem os Reis do Re-Kerb, porém acabaram assumindo apenas em 2022 por conta da pandemia da Covid-19.

Preparação
A preparação para o evento vai muito além dos trajes, segundo Luana vai ser preciso modificar totalmente a sua agenda pessoal em função dos compromissos do Kerb, para que tenha tempo hábil para fazer visitas nas escolas do município e levar um pouco da cultura alemã para as crianças, além de estar livre para comparecer a programação completa. O casal conta que estão empolgados para o início da festividade,ansiosos para participar de todas as atividades culturais previstas, além de desfrutar da magia que mobiliza a cidade.

Representar a cidade no seu maior e mais famoso evento cultural não é uma tarefa fácil, mas para Marcelo e Luana é uma honra. “É gratificante e honroso levar o legado alemão por onde passamos e tenho certeza que esse será o maior e mais lindo kerb da história”, expressa Luana. “Representar todos os estancienses, todas as comunidades e grupos, é o ápice, sensação de dever cumprido [...] Vemos pessoas tão importantes e dedicadas, à frente dos festejos e de repente é você e a sua esposa lá, carregando o peso da nossa rica cultura, é fantástico“, complementa Marcelo.

História do Kerb
Em Estância Velha, o Festival de Kerb resgata as raízes da cultura alemã na região. Inicialmente, o festejo comemorava a fundação ou consagração de uma igreja, seguido de festas das famílias, mas com o passar do tempo, foi agregando outras características, tornando-se parte da identidade cultural da cidade, transmitida por gerações como uma forma de honrar a herança e celebrar a união das etnias.

Desde 2021 o Festival de Kerb de Estância Velha mergulhou na essência do resgate histórico e cultural das celebrações germânicas. Conforme o prefeito Diego Francisco, o evento agora, é um evento oficial do calendário do Rio Grande do Sul. “A nossa festa, é agora, um patrimônio cultural, e a trajetória para este feito, é recompensador. Além disso, é um evento autossustentável, que movimenta a economia local e divulga o nome da nossa cidade para todo o Estado do RS”, afirma o prefeito Diego Francisco.

Divulgação
A partir de agora, os novos Rei e Rainha do Festival de Kerb de Estância Velha terão uma extensa agenda de divulgação. O circuito deve contar com cerca de 45 dias onde eles visitarão cidades, autoridades e entidades em toda a região. Neste ano, o evento reforçará ainda as comemorações do bi-centenário da Imigração A transmissão oficial das faixas ao novo Casal Reis do Kerb de 2024 acontece no dia 14 de abril, às 11h.

Data de publicação: 13/03/2024

Créditos: Júlia Monteiro(PMEV)