O programa Estanciense “DesenvolvEV” pode ser o vencedor da etapa estadual da premiação

A Prefeitura de Estância Velha recebeu esta semana o convite para participar da solenidade que contemplará o vencedor do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. O Programa DesenvolvEV, com diversas ações realizadas pela Prefeitura por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (SEDEIT), é um dos finalistas da décima segunda edição do prêmio organizado pelo Sebrae RS. A cada dois anos o Sebrae premia os melhores programas feitos pelas Prefeituras do Estado do Rio Grande do Sul. Neste ano o Sebrae computou 107 programas inscritos, sendo 93 habilitados oriundos de 64 municípios do Rio Grande do Sul.

O vencedor representará o Estado na etapa Nacional do prêmio que reúne iniciativas de todo o País. A solenidade de premiação ocorre no dia 27 de março, às 17h, no Clube Grêmio Náutico União, em Porto Alegre. “Seja qual for o resultado, já nos sentimos honrados em estar entre os três finalistas, comprovando o sucesso das ações da Administração em benefício das nossas empresas”, comemora o prefeito Diego Francisco.

Cidade Empreendedora
O Cidade Empreendedora é um programa criado pelo Sebrae RS para transformar a realidade dos municípios através de soluções que aproximam a gestão pública de micro e pequenas empresas locais. O Programa Cidade Empreendedora do Sebrae tem quatro eixos prioritários que englobam ações estratégicas para o desenvolvimento do município, a fim de gerar emprego, renda e oportunidades de negócio, Gestão Municipal, Desburocratização, Compras Governamentais e Educação.

Programa DesenvolEV
Dentro da iniciativa do Cidade Empreendedora do Sebrae, Estância Velha criou o programa DesenvolvEV para estimular o desenvolvimento econômico, facilitando para as pequenas e micro empresas o acesso à informação, desburocratizando processos nas atividades, criando legislações de liberdade econômica e de fomento com incentivos, capacitações, e maior acesso às compras públicas, além da redução do tempo para abertura de novas empresas.

Microcrédito para pequenas empresas
Uma das principais ações da Prefeitura inserida no Programa DesenvolvEV é o Programa de Microcrédito criado pela SEDEIT para estimular o empreendedorismo local através da liberação de crédito para pequenas e microempresas. A ação ocorre através da parceria entre Prefeitura de Estância Velha, Sebrae, RS Garanti e Sicredi. O Programa já liberou mais de R$ 2,3 milhões beneficiando 59 empresas Estancienses (15 EPP - Empresas de Pequeno Porte, 25 ME - Microempresas e 19 MEIs - Microempreendedores Individuais).

Data de publicação: 29/02/2024

Créditos: Sandra Costa/PMEV