Estância Velha foi convidada a propor um desafio para alunos da Universidade Feevale. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo será a parceira neste semestre, da disciplina de Desafio de Inovação dos cursos de Turismo e Gastronomia da Feevale. O componente curricular tem como propósito estimular os estudantes para que desenvolvam propostas com base em demandas reais de municípios ou organizações não-governamentais, contribuindo para o potencial turístico do local onde estão inseridos.

Na última quinta-feira, 10, o diretor de Turismo, Maicon Dutra, e a turismóloga Larissa Brum, apresentaram aos acadêmicos o desafio deste semestre, que consiste no desenvolvimento de uma rota turística rural para o município. De acordo com a professora da disciplina, Mary Ashton, os estudantes terão como cliente o município de Estância Velha. “É um trabalho duro que vocês terão pela frente, pois são os contratados e terão que fazer uma entrega para os clientes”, orientou. Além da professora Mary, a turma contará com a mentoria dos professores Daniel Bonho, Edemilson Pujol e Alexandra Zottis.

Maicon Dutra explicou aos alunos que o turismo é uma das grandes potências que desenvolvem a economia do país e dos municípios, e que a Prefeitura vem trabalhando para colocar Estância Velha no mapa do turismo. “Existe uma grande possibilidade de implantação turística em Estância Velha”, afirmou, destacando potenciais que vão desde o legado histórico-cultural e a localização da cidade até o sentimento de pertencimento da população e a característica hospitaleira da comunidade. Os representantes do município lançaram quatro desafios aos estudantes: mapeamento, conceito, execução e promoção. Estância Velha já conta com uma área rural asfaltada que passa por diversos empreendimentos com potencial turístico, como queijaria, agroindústrias e até gastropub. Em cima disso, os estudantes precisarão, ao final do semestre, entregar um mapeamento desta rota, um conceito para torná-la atrativa e uma forma de execução e promoção deste roteiro.

Data de publicação: 18/08/2023

Créditos: Sandra Costa