Todos os itens foram catalogados e receberam um cuidado especial. Esta semana o espaço foi desmontado e as peças estão sendo devolvidas aos seus respectivos proprietários

Antes de ser desmontado e as peças entregues aos seus respectivos donos, o Museu do Kerb recebeu, nesta quinta-feira, a visita ilustre de uma das colaboradoras para que o espaço contasse com relíquias do século passado. Woni Augustin, aos 90 anos (completa em setembro), guarda na memória detalhes de cada peça sua exposta no Museu. Com certa dificuldade de locomoção, a jovem senhora foi gentilmente convidada para visitar o espaço com mais tranquilidade, antes que fosse desativado. Assim, acompanhada da sua cuidadora esteve no local e reviveu lembranças do passado.

Woni é viúva de Hélio Augustin, falecido há 6 anos, tem três filhos e seis netos. “Ainda não me deram bisnetos”, reclama Woni. Nascida na cidade de Ivoti veio para Estância Velha quando se casou há 70 anos. Sempre residiu no centro, e aqui o casal escolheu viver e constituir família. Uma das noras soube da montagem do Museu do Kerb e intermediou o empréstimo de peças raríssimas muito antigas, como um jogo de louça de porcelana pertencente à avó de Woni Augustin, fabricado no século passado.      

O sorriso largo dá lugar à nostalgia e a emoção quando ficou diante de algumas máquinas de costura antigas expostas no local. Woni era costureira de profissão e relembra roupas confeccionadas para pessoas ilustres da cidade como Erna Cassel. “Eu costurava e ela fazia bordados lindos”, explica ela emocionada, olhando alguns vestidos pendurados na parede do Museu, pertencentes a Erna Cassel.

VIAGEM AO PASSADO

O olhar distante e marejado de quem viajava no passado durou alguns minutos, até voltar para o presente e falar sobre a festa. “Eu vim um dia de manhã com meu filho, quando não tinha muita gente, e achei tudo lindo, só não tinha conseguido visitar o Museu porque só abria a tarde. Estância Velha está de parabéns com esta festa linda e este espaço maravilhoso”, elogia Woni. As peças pertencentes a ela serão devidamente embaladas e devolvidas. Mas, Woni já avisou que espera que Estância Velha possa ter um espaço permanente como este e ela quer colaborar. “Eu tenho muitas peças que adoraria doar ao município para que fosse criado um museu permanente na cidade”, planeja Woni. 

A visita e as lembranças trazidas por Woni Augustin, seja com peças antigas ou com palavras emocionadas, com certeza, foi mais um momento marcante na maior festa da cultura alemã da região, que ficará escrito na história do 40º Festival de Kerb de Estância Velha.  

MUSEU DO KERB

O Museu do Kerb foi uma das grandes atrações do 40º Festival de Kerb do município. Nos oito dias da festa, conforme Gisa Wingert, responsável pelo espaço, recebeu a visita de mais de 4 mil pessoas, da cidade, da região, de cidades do interior do Rio Grande do Sul, de outros estados e até de fora do país, como turistas da Alemanha, Estados Unidos e Irlanda, que assinaram o seu Livro de Visitação. O Museu do Kerb, que já é uma marca registrada desta administração, trouxe móveis, máquinas, equipamentos, roupas e louças antigas de famílias que ajudaram a construir a história de Estância Velha. Mais de vinte pessoas colaboraram emprestando itens de família que resgatam a história da colonização alemã em Estância Velha. Todos os itens foram catalogados e receberam um cuidado especial. Esta semana o espaço foi desmontado e as peças estão sendo devolvidas aos seus respectivos proprietários.

Data de publicação: 05/05/2023

Créditos: Sandra Costa

Créditos das Fotos: Sandra Costa/PMEV