O Comitê de Escuta das Crianças se reuniu pela primeira vez esta semana

Na noite de terça-feira, 9 de abril, aconteceu o primeiro encontro do Comitê de Escuta das Crianças, no Auditório do Centro Administrativo Gabriel Stein (Prefeitura). “Este foi um encontro para eles se conhecerem e entenderem a importância deste projeto e de como ele vai funcionar”, explica a coordenadora pedagógica Jaqueline Hansen. Os integrantes do 1º Comitê de Escuta das Crianças são João Gabriel dos Santos, Lucas Heydrich Schiling, Martha Mariah Dias da Costa, Murilo de Vargas Goes, Nathan Machado Heck, Vitor Gabriel Frazão, Kauê da Silva Batistela, e Laura Gabriely Nicolay da Silveira. Eles se inscreveram na iniciativa e foram anunciados durante a Noite do Brincar, que ocorreu no dia 22 de março, durante a programação da Páscoa Estância Velha 2024.

O encontro foi descontraído e muito produtivo, com as crianças interagindo entre elas e respondendo aos estímulos das professoras Jaqueline Hansen e Maria do Carmo Uchoa, que coordenaram as atividades do dia. O prefeito Diego Francisco recebeu o grupo no seu gabinete numa conversa muito animada. Falaram sobre as escolas, praças e até arriscaram algumas sugestões para melhorar os espaços públicos da cidade. “Fico muito feliz em oportunizar às crianças, através deste projeto, um espaço de fala, afinal eles terão a incumbência de construir a Estância Velha do futuro”, explica o prefeito Diego Francisco.

Sugestões
Algumas crianças trouxeram observações importantes e sugestões para o prefeito Diego, como colocar placas nas praças para que os brinquedos sejam utilizados adequadamente por todos. “Os adolescentes usam os brinquedos das crianças e acabam estragando”, comentou a pequena Laura Nicolay da Silveira, estudante da escola Reinato Trein, do bairro Industrial. O encontro encerrou com a sugestão vinda das crianças de conhecer o painel de controle da Guarda Municipal no próximo encontro do grupo.

Comitê de Escuta das Crianças
O Grupo de Trabalho Criança na Cidade, organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), criou esta ferramenta que irá colaborar na construção de políticas públicas que proporcionem vivências e experiências às crianças, e que no futuro irão refletir em todos os aspectos nas suas vidas. O Comitê de Escuta das Crianças chega com o intuito de contar com a participação das crianças na construção de uma cidade cada vez mais voltada às necessidades da infância. “Nada melhor do que acolher as sugestões daqueles que representam o futuro da nossa cidade. Vamos juntos construir uma cidade cada vez melhor através do olhar das crianças”, diz o prefeito Diego Francisco.

O Comitê de Escuta das Crianças é uma instância consultiva que busca oportunizar a participação das crianças com sugestões e demandas em diferentes segmentos na cidade. Serão oportunizados encontros com diferentes propostas de escuta das crianças, utilizando-se de ações como: reuniões, saídas de campo, visitação a espaços da gestão, jogos e brincadeiras. O projeto piloto contempla 8 crianças de 9 a 11 anos, matriculadas e residentes em Estância Velha. Os encontros acontecerão uma vez ao mês, em terças-feiras, das 17h30 às 19h, em locais a serem definidos.

Data de publicação: 10/04/2024

Créditos: Sandra Costa (PMEV)

Créditos das Fotos: Sandra Costa (PMEV)