“Vamos construir uma cidade cada vez melhor através do olhar das crianças”

O Grupo de Trabalho Criança na Cidade, organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), criou mais uma ferramenta que irá colaborar na construção de políticas públicas que proporcionem vivências e experiências às crianças, e que no futuro vão refletir em todos os aspectos nas suas vidas. O Comitê de Escuta das Crianças chega com o intuito de contar com a participação das crianças na construção de uma cidade cada vez mais voltada às necessidades da infância. “Nada melhor do que acolher as sugestões daqueles que representam o futuro da nossa cidade. Vamos juntos construir uma cidade cada vez melhor através do olhar das crianças”, diz o prefeito Diego Francisco.

O Comitê de Escuta das Crianças é uma instância consultiva que busca oportunizar a participação das crianças com sugestões e demandas em diferentes segmentos na cidade. Serão oportunizados encontros com diferentes propostas de escuta das crianças, utilizando-se de ações como: reuniões, saídas de campo, visitação a espaços da gestão, jogos e brincadeiras. O projeto piloto contemplará 12 crianças (6 meninas e 6 meninos), de 9 a 11 anos (completos até 31/03/24), matriculadas e residentes em Estância Velha. Os encontros acontecerão uma vez ao mês, em terças-feiras, das 17h30 às 19h, em locais a serem definidos. O sorteio das 12 crianças integrantes do primeiro comitê acontece no dia 15 de março, às 20h, durante a “Noite do Brincar”.

Grupo Intersetorial de Trabalho
O Grupo de Trabalho Criança na Cidade é formado por um representante de cada secretaria, liderado pela coordenadora pedagógica Jaqueline Hansen, e tem a responsabilidade de planejar e executar ações intersetoriais de conscientização sobre a importância da atenção integral à Primeira Infância. O GT prevê muitas ações para o ano de 2024 como a “Noite do Brincar”, que acontecerá no dia 15 de março, a partir das 18h, na Avenida Presidente Vargas. A atividade ratifica que a primeira infância é o período no qual é importante dar ênfase às ações de promoção de vínculos afetivos saudáveis, de fortalecer as relações e a confiança através do brincar, criando memórias afetivas entre pais e filhos.

Como participar do Comitê de Escuta das Crianças (crianças de 9 a 11 anos)
As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de março através do link https://bit.ly/comiteescutacrianças2024.

Data de publicação: 01/03/2024

Créditos: Robson Nunes/PMEV