No próximo sábado, 2 de março, acontece o tradicional Desfile de Rua. No domingo, dia 3, tem Carnaval Infantil no PAC

O Carnaval de Estância Velha está chegando! Organizado pela Prefeitura, por meio da Secretarias de Educação e Cultura (SEMEC) e Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (SEDEIT), as festividades começam na noite de sábado, dia 2 de março, às 20 horas, com o tradicional Desfile de Rua das escolas de samba Asas da Liberdade e Unidos da Ponte. A noite ainda contará com o show da Banda Saldanha. Já no domingo, 3 de março, a partir das 14 horas, o Carnaval Infantil promete sacudir o Pavilhão de Atividades Culturais (PAC).

O desfile será aberto pela Corte do Carnaval, às 20h, na Avenida Presidente Vargas, e seguida pelas comitivas oficiais de outros eventos, associações e entidades convidadas. As duas escolas de samba estancienses serão a atração principal: Unidos da Ponte, do bairro União, e Asas da Liberdade, do bairro Rincão dos Ilhéus. Após o desfile das escolas de samba, o evento será encerrado com a apresentação da Banda Saldanha, que depois de muitos pedidos, retoma para Estância Velha com suas músicas e alegria. A festividade também contará com praça de alimentação e estrutura para receber os foliões.

Carnaval para os pequenos
No domingo, dia 3, o Carnaval Infantil, inicia a partir das 14 horas, no Pavilhão de Atividades Culturais (PAC), no Centro. A tarde será toda voltada para a diversão com fantasias e a alegria da criançada. O evento disponibilizará de forma gratuita brinquedos infláveis, música e personagens caracterizados para espalhar a magia.

Conforme o diretor de Cultura, Raoni Forian, Estância Velha não poderia ficar fora das comemorações de umas das maiores manifestações culturais do nosso País. O prefeito Diego Francisco vê as atividades do Carnaval como uma forma de valorização das duas escolas de samba da cidade. “Além de todas as pessoas envolvidas com as nossas duas escolas de samba, precisamos considerar a importância da movimentação do comércio local que traz um evento de rua como o Carnaval”, explica o prefeito.

Programação:
2/03 – 20h - Desfile de Rua (Avenida Presidente Vargas) - Concentração na frente do Mercado Dia
3/03 – 14h - Carnaval Infantil (Pavilhão de Atividades Culturais - PAC)

Conheça as escolas:

Academia de Samba Asas da Liberdade

A Academia de Samba Asas da Liberdade apresenta este ano o Tema Enredo “No Trem da inspiração, rumo a grande celebração: A Viagem da Asas da Liberdade pelas inspirações que moldaram seus 20 anos de história no carnaval”.
Fundada em 20 de abril de 2003, a “Asas” como é carinhosamente chamada, completou seus 20 anos de história no ano de 2023, e para celebrar esta jornada, levará para a Avenida do Samba um espetáculo que reafirma seu compromisso com a cultura e a cultura carnavalesca e afro-brasileira que produziu e produz ao longo destas duas décadas de existência, contada por aproximadamente 130 componentes.

O enredo se traduz em uma viagem a bordo de um trem fictício, que simboliza a jornada de existência da Asas da Liberdade, através dos motivos de inspiração de sua arte no passado e no presente. Uma viagem pelas mais diversas fontes de inspiração que moldaram seus espetáculos carnavalescos na sua trajetória, trazendo elementos, influências, formas, sentimentos, emoções e desejos que os movem e que foram fontes de inspiração para a criação de espetáculos do passado, culminando na apoteose da celebração de duas décadas de existência.

Está na viagem de trem, portanto, o fio condutor que fará a conexão entre os diversos segmentos que serão apresentados, chamados de “estações”, com suas devidas representações. Começando pelo “embarque” e culminando na estação “celebração”, dos 20 anos de existência da escola do bairro Rincão dos Ilhéus.

Símbolo: Arara
Cores: Azul, vermelho, branco e amarelo
Fundação: 20 de abril de 2003
Sede: Bairro Rincão dos Ilhéus - Estância Velha
Presidente: André Fleck

Escola da Samba Unidos da Ponte

A Escola de Samba Unidos da Ponte apresenta a continuação da história de fundação da Sociedade Primavera. Nos seus 54 anos de existência sob o olhar acolhedor da senhora Primavera, que sempre teve o seu lado de mãe que a sociedade mantém vivo até os dias de hoje. O desfile da ‘Unidos da Tico-Tico’, como é conhecida popularmente, traz também uma homenagem ao seu grande fundador, já falecido, Timbó, que teve em sua trajetória a mesma característica acolhedora. Com enredo “De um puxadinho de madeira a um grande salão”, a Unidos da Ponte traz seu carnaval, aos que se foram, aos que estão e aos que virão. A Unidos da Ponte entra na avenida com aproximadamente 150 componentes.

Símbolo: Tigre
Cores: Vermelho, amarelo, branco e preto
Presidente: Alcione Paulina da Silva
Diretor Cultural: Diomar Luis da Silva Jr.
Carnavalesco: Eduardo da Silva
Sede: Bairro União - Estância Velha

Data de publicação: 26/02/2024

Créditos: Robson F. Nunes/PMEV