A comunidade escolar está em período de recesso, que segue até o dia 19 de fevereiro de 2024

A Prefeitura de Estância Velha, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), informa que desde de 1º de fevereiro estão abertas as inscrições para novas matrículas nas escolas de Educação Infantil (B1 até Pré 2, idade mínima de quatro meses), e nas escolas de Ensino Fundamental (Pré 1 ao 9º ano). As inscrições, que permanecem abertas até 30 de junho, podem ser feitas no site da Prefeitura www.estanciavelha.rs.gov.br (no menu Departamentos/Semec). As solicitações de vagas serão atendidas conforme disponibilidade das escolas, preferencialmente respeitando o zoneamento da SEMEC.

Conforme o responsável pelo setor do encaminhamento das vagas escolares da Semec, o professor Bebeto Pontes, as inscrições fecham durante o mês de julho para equilibrar a demanda, reabrindo no dia 1º de agosto até 30 de novembro. “Fazemos o possível para atender o máximo das novas inscrições, inclusive com a contratação de aproximadamente mil vagas nas escolas privadas e Organizações da Sociedade Civil (OSCs)”, explica Bebeto.

Transferências
Também seguem abertas, até o dia 21 de fevereiro, no site da Prefeitura, às solicitações de transferência entre escolas de Educação Infantil (B1, B2, M1 e M2). As transferências podem ser solicitadas por motivo de troca de residência da família ou outros motivos que serão avaliados e autorizados pela Semec. Estas transferências dependem da disponibilidade de vagas nas escolas pretendidas.

Manutenção nas escolas
Enquanto a comunidade escolar está em período de recesso, que segue até o dia 19 de fevereiro de 2024, a Semec conduz o trabalho de manutenção das escolas. Limpeza de pátios e jardins e a limpeza de reservatórios de água já estão ocorrendo em todas as escolas do município. Nos próximos dias está prevista a desinsetização dos prédios. Ainda estão sendo realizadas manutenções preventivas e corretivas dos aparelhos de ar-condicionado, assim como algumas escolas receberam adequações na rede elétrica.

Paralelamente estão ocorrendo manutenções pontuais, reformas de banheiro, rampa de acesso, reforma da rede de esgoto, e reforma de fachadas externas. Todas as 26 escolas municipais devem estar com manutenções em dia e reformas concluídas no dia 19 de fevereiro quando inicia o período escolar do ano de 2024, para receber cerca de 7.600 alunos.

Data de publicação: 02/02/2024

Créditos: Sandra Costa/PMEV