Iniciativa da Prefeitura busca promover a conscientização sobre a importância das abelhas sem ferrão no equilíbrio dos ecossistemas

Na terça-feira, dia 3 de outubro, é celebrado o Dia Nacional da Abelha. Em Estância Velha, a Prefeitura, por meio das Secretarias de Meio Ambiente, Pecuária e Agricultura (SEMAPA) e Educação e Cultura (SEMEC), aproveitou a data para comemorar também o projeto "Casinha de Mel" que tem sido desenvolvido desde junho deste ano. A iniciativa busca promover a conscientização e sensibilização sobre a importância das abelhas sem ferrão no equilíbrio dos ecossistemas.

Durante a primeira etapa do projeto, as secretarias visitaram mais de 10 escolas do município, entre escolas de Educação Infantil e Ensino Médio. Na terça-feira, dia 3, a EMEF Nicolau Alselmo Wecker e a EMEI Recanto da Floresta participaram de mais uma edição do projeto, onde, em uma abordagem dinâmica e lúdica, foram transmitidos os conhecimentos sobre o tema.

Abelhas sem ferrão
As abelhas sem ferrão desempenham um papel fundamental na polinização das plantas, contribuindo diretamente para a manutenção da biodiversidade e a produção de alimentos, argumenta a secretária de Meio Ambiente, Viviane Diogo. “Ao aprendermos sobre a importância desses pequenos insetos, as crianças ampliam sua compreensão sobre a natureza e a importância de preservá-la”, reforça o Articulador de Projetos Ambientais Hoeslen Mauzer.

Parcerias
A SEMAPA e a SEMEC já envolveram diversas escolas, levando informações essenciais sobre as abelhas, que são conhecidas pelo seu "Beijo da Vida". O projeto "Casinha de Mel" conta ainda com o apoio do melipolipolicultor Pedro Maya e outros colaboradores.

Data de publicação: 03/10/2023

Créditos: Robson Nunes/PMEV