A 41ª Feira do Livro de Estância Velha já definiu sua patrona. A professora e estanciense Noely Fuentes foi escolhida pelos serviços prestados ao município. O convite foi entregue em mãos pelo prefeito Diego Francisco, pelo secretário de educação e cultura, Gustavo Guedes e pelo diretor de cultura Raoni Forian. A 41ª da Feira do Livro acontecerá de 4 a 9 de outubro e terá como tema “A literatura nos conecta” trazendo contações de histórias, peças teatrais, oficinas, shows e palestras.

Professora há mais de 48 anos, sendo 25 somente na rede de ensino municipal, Noely é graduada em Pedagogia pela Universidade Feevale, pós-graduada em Psicopedagogia pela Educinter com especialização em Educação Infantil e Anos Iniciais. Além disso, por duas oportunidades ela foi Secretária de Educação de Estância Velha. Hoje, ela faz parte do setor de bibliotecas do município, sendo a responsável pela unidade Indústria do Saber (Biblioteca do Sesi).

“Estou emocionada, realmente não esperava. Temos feito um trabalho de contação de histórias aqui na biblioteca e entendo que ele desperta a busca pela literatura, seja ele com livros físicos ou através da internet”, disse a patrona Noely Fuentes.

O prefeito Diego Francisco fez questão de estar junto no momento da entrega do convite oficial. “A Noely sempre foi uma pessoa de grande contribuição para a Cultura e a Educação de nosso Município. O nosso objetivo, com essa escolha, assim como no ano passado, foi valorizar figuras que possuem essa característica. Inclusive, a presença feminina também demonstra o reconhecimento às estancienses”.

O Secretário de Educação e Cultura, Gustavo Guedes, destacou que o nome de Noely surgiu através dos professores da rede de ensino. “Foi um nome lembrado pelos professores. É uma homenagem justa para alguém que é exemplo de dedicação e contribuição para educação e cultura da cidade”.

“Na edição de 2021 também escolhemos uma pessoa muito atuante na educação, o que se repete neste ano. A Noely tem uma história muito bonita e que se confunde com a do município”, destacou o Diretor de Cultura Raoni Forian.

A 41ª da Feira do Livro de Estância Velha acontecerá de 4 a 9 de outubro. A programação completa será divulgada nos próximos dias.

Data de publicação: 23/09/2022

Créditos: Wesley Wierganowiez