São oito PEVs distribuídos em vários bairros e no centro

A Prefeitura de Estância Velha por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Pecuária e Agricultura (SEMAPA) está divulgando a instalação dos PEVs - Pontos de Entrega Voluntária - de vidros. Em dezembro do ano passado, a Prefeitura lançou edital de chamamento público para seleção de interessados em firmar termo de cooperação, visando a disponibilização, instalação e manutenção de pontos de entrega voluntária (PEVs) para a coleta de embalagens de vidro. A empresa fica responsável também pelo recolhimento e a destinação ambientalmente correta destes resíduos, sem qualquer ônus financeiro ao Município.

A empresa habilitada Vidrofix, iniciou nesta terça-feira, 12, a instalação de oito PEvs, para recolhimento exclusivo de vidros. A partir de hoje, a população terá mais uma alternativa para o descarte de embalagens de vidro, que serão utilizadas como matéria prima para a fabricação de novas embalagens de vidro. A escolha dos pontos de coleta visa atender diferentes regiões da cidade, em locais visíveis e de fácil acesso para o descarte. “Estamos atendendo a mais um pedido da nossa população com os locais próprios para o descarte de vidros, e assim também vamos colaborar com os cuidados do meio ambiente”, comenta o prefeito Diego Francisco.

“As instalações do PEV e a disponibilização dos containeres para o descarte voluntário, são uma forma de viabilizar a logística reversa, situação em que fabricantes de produtos e consumidores (no papel de geradores de resíduos), fazem sua parte para que a embalagem retorne e possa ser reaproveitada”, explica Viviane Diogo, Secretaria de Meio Ambiente do Município.

Pontos de coleta
1 - Em frente ao Supermercado MA (rua Presidente Lucena, 437 - Bairro União)
2 - Praça 1º de Maio (Centro)
3 - Posto de Combustível BR (ao lado do Superbom) (rua Portão, 3039 - Bairro Das Quintas)
4 - Parque Recreativo Dario Haupenthal (rua Almirante Tamandaré, 305 - Bairro Lira)
5 - Praça Walter Jacob Bauermann (Praça Hollywood) (Avenida Presidente Lucena - Centro)
6 - Praça da Nova Estância (Rua Arnoldo Sander - Bairro União)
7 - Praça do Lago Azul (ao lado da UBS) (rua Alemanha - Bairro Lago Azul)
8 - Praça Rincão dos Ilhéus (em frente a UBS) (Avenida dos Açores esquina dom Germano Leuck - Bairro Rincão dos Ilhéus)

Pode ser descartado
Garrafas de vidro em geral
Potes
Frascos de perfume
Copos
Vidros quebrados (cacos)

Não pode ser descartado
Cristais
Porcelanas
Cerâmica
Louças
Lâmpadas
Telas de TV
Lixo hospitalar

Data de publicação: 13/03/2024

Créditos: Sandra Costa/PMEV

Créditos das Fotos: Vitoria Constante/PMEV