O primeiro ecoponto do mês de março será instalado na Rua das Gérberas, junto à Associação de Moradores

A partir de sexta-feira, dia 8 de março, até segunda-feira, dia 11, os contêineres do Local de Entrega Voluntária de Resíduos (LEV) estarão no bairro Encosta do Sol. O ecoponto itinerante da Prefeitura de Estância Velha estará instalado na Rua das Gérberas, junto à Associação de Moradores

Iniciado em 2021, o programa terá 32 edições em 2024, e desde o seu lançamento já coletou mais de 800 toneladas de resíduos. A ação foi criada pela Secretaria de Meio Ambiente, Pecuária e Agricultura (SEMAPA) para facilitar o descarte do material que não é recolhido pela coleta seletiva do município. A próxima edição ocorrerá no bairro Lago Azul, na Rua Alemanha (ao lado do posto de saúde), dos dias 15 a 18 de março.

“Certamente, a satisfação de ver um projeto da prefeitura ser tão bem utilizado é uma recompensa valiosa para todos os envolvidos. No entanto, é crucial manter a atenção e vigilância para garantir que o uso do conteiners não exceda os limites estabelecidos, pois ao ultrapassar esses limites, podem surgir problemas como custos inesperados e impactos ambientais indesejados”, comenta a secretária de Meio Ambiente, Pecuária e Agricultura, Viviane Diogo. O vice-prefeito Airton Haag, também comenta sobre o caso e reforça para a comunidade que não é permitido continuar o despejo de materiais após a retirada dos contêineres. “O programa tem um calendário e um limite de dias a cada edição. Após a retirada dos papa-entulhos, pedimos a consideração das pessoas para que não se jogue mais lixo no local”, explica Haag.

Podem ser descartados
- móveis
- materiais de construção
- podas
- restos de jardinagem

Não podem ser descartados
- resíduos domésticos
- resíduos industriais
- resíduos de saúde (medicamentos)

Resíduos Eletrônicos

O descarte de resíduos eletrônicos pode ser realizado no Ecoponto, localizado na Secretaria de Obras (Rua Monteiro Lobato, nº 75, Centro). Os horários de atendimento são das 7h às 13h de segunda a sexta.

Eletrônicos permitidos:

Equipamentos de informática (monitores, notebooks, impressoras, fones, webcam etc.);
Aparelhos, baterias, carregadores de celular;
Tv, dvd, cd, vídeo cassete;
Linha branca (refrigeradores, microondas, forno elétrico, máquina de lavar e eletrodomésticos em geral);
Lâmpadas de led;
Máquina fotográfica, câmera filmadora e rádios de comunicação.

Eletrônicos proibidos:
Pilhas alcalinas;
Baterias recarregáveis;
Lâmpadas comuns e fluorescentes.

Próximas etapas:

15 a 18/03 BAIRRO LAGO AZUL
Rua Alemanha (ao lado do posto de saúde)

22 a 25/03 BAIRRO DAS QUINTAS
Rua Júlio de Castilhos, esquina com Rua Arlindo Ernesto Cassel

5 a 8/04 BAIRRO CAMPO GRANDE
Rua dos Cardeais, junto ao complexo esportivo

19 a 22/04 BAIRRO NOVA EST NCIA
Rua Renato Robinson (esquina com Rua Arnoldo Sander)

3 a 6/05 BAIRRO SOL NASCENTE
Av. dos Açores, esquina com Rua Novo Hamburgo

17 a 20/05 CENTRO