Programa LEV foi criado para facilitar o descarte de resíduos e materiais que não são recolhidos pela coleta seletiva do município

O ecoponto itinerante do programa Local de Entrega Voluntária de Resíduos (LEV), programa realizado pela Prefeitura de Estância Velha, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Pecuária e Agricultura (SEMAPA), está em vigor desde o ano de 2021, e somente este ano já coletou mais de 100 toneladas de resíduos. A média atualmente é de 28 toneladas por edição. A ação foi criada para facilitar o descarte de resíduos e materiais que não são recolhidos pela coleta seletiva do município.

“Certamente, a satisfação de ver um projeto da prefeitura ser tão bem utilizado é uma recompensa valiosa para todos os envolvidos. No entanto, é crucial manter a atenção e vigilância para garantir que o uso do conteiners não exceda os limites estabelecidos, pois ao ultrapassar esses limites, podem surgir problemas como custos inesperados e impactos ambientais indesejados”, comenta a secretária de Meio Ambiente, Pecuária e Agricultura, Viviane Diogo. O vice-prefeito Airton Haag, também comenta sobre o caso e reforça para a comunidade que não é permitido continuar o despejo de materiais após a retirada dos contêineres. “O programa tem um calendário e um limite de dias a cada edição. Após a retirada dos papa-entulhos, pedimos a consideração das pessoas para que não se jogue mais lixo no local”, explica Haag.

Próximas edições
A partir de sexta-feira, dia 8 de março, até segunda-feira, dia 11, os contêineres do Local de Entrega Voluntária de Resíduos (LEV) estarão no bairro Encosta do Sol (Veneza). O ecoponto itinerante da Prefeitura de Estância Velha estará instalado na Rua das Gérberas, junto à Associação de Moradores.

Calendário
O ano de 2024 contará com 32 edições do LEV, que transitarão por todos os bairros do município de Estância Velha, para o calendário completo acesse o link (https://bit.ly/3RVvN6p).

Podem ser descartados
- móveis
- materiais de construção
- podas
- restos de jardinagem

Não podem ser descartados
- resíduos domésticos
- resíduos industriais
- resíduos de saúde (medicamentos)

Resíduos Eletrônicos
O descarte de resíduos eletrônicos pode ser realizado no Ecoponto, localizado na Secretaria de Obras (Rua Monteiro Lobato, nº 75, Centro). Os horários de atendimento são das 7h às 13h de segunda a sexta.

Eletrônicos permitidos:
- Equipamentos de informática (monitores, notebooks, impressoras, fones, webcam etc.);
- Aparelhos, baterias, carregadores de celular;
- Tv, dvd, cd, vídeo cassete;
- Linha branca (refrigeradores, microondas, forno elétrico, máquina de lavar e eletrodomésticos em geral);
- Lâmpadas de led;
- Máquina fotográfica, câmera filmadora e rádios de comunicação.

Eletrônicos proibidos:
- Pilhas alcalinas;
- Baterias recarregáveis;
- Lâmpadas comuns e fluorescentes.

Data de publicação: 27/02/2024

Créditos: Júlia Monteiro/PMEV