O trabalho de campo é realizado trimestralmente para prevenir possíveis irregularidades

A Prefeitura de Estância Velha, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Pecuária e Agricultura (SEMAPA), em parceria com o Senai, realizou esta semana o monitoramento nos principais pontos de arroios da cidade. Este trabalho de coleta e análise da água dos arroios é realizado trimestralmente com o objetivo de evitar possíveis irregularidades cometidas contra o meio ambiente.

O trabalho realizado esta semana contemplou o Arroio Estância Velha desde a sua nascente que fica no bairro Floresta até a sua foz na divisa com o município de Portão, onde encontra o Arroio Portão. Foram coletadas amostras de água em nove pontos, passando pelos bairros Floresta, das Rosas, Campo Grande e Industrial.

“Com o monitoramento da qualidade da água do arroio, é possível identificar lançamentos irregulares de efluentes líquidos, auxiliando a equipe técnica na adoção de providências imediatas, para minimizar os efeitos negativos sobre o ambiente”, destacou Viviane Diogo, secretária de Meio Ambiente, Pecuária e Agricultura.

Análise mais detalhada
Durante esta etapa da coleta de água já foi analisada a condutividade, o PH, o oxigênio devolvido, e a temperatura, conforme o educador ambiental Hoeslen Mauzer, sem intercorrências graves. “As amostras coletadas no trabalho de campo desta semana serão avaliadas pelo Laboratório do Senai que posteriormente envia os resultados para a SEMAPA”, avisa Hoeslen. “Esse trabalho é muito importante para uma cidade que busca sustentabilidade”, finaliza o educador ambiental.

Data de publicação: 07/02/2024

Créditos: Sandra Costa (PMEV)

Créditos das Fotos: Divulgação/PMEV