Reserva Ecológica receberá revitalização do acesso e construção de uma sede

A Prefeitura de Estância Velha anunciou esta semana a realização de melhorias na Reserva Ecológica Leopoldo Alberto Baeckel, popularmente conhecida como “Matinho da Prefeitura”. A obra deve iniciar ainda no mês de fevereiro e terá investimento de cerca de R$ 208 mil, provenientes do Fundo Municipal do Meio Ambiente – FUNDEMA. “É um lugar muito bonito e com as melhorias vai ficar muito mais agradável e convidativo para que a população desfrute das belezas naturais do local”, explica o prefeito Diego Francisco.

A obra prevê a construção de uma sede em formato container, que disponibilizará um espaço para atividades de pequenos grupos, além de banheiros com acessibilidade. Na parte superior da sede haverá um espaço para práticas de sensibilização e educação ambiental. O acesso à Reserva Ecológica será totalmente reformulado, com melhoria nas escadas e pórtico de acesso, além da construção de uma rampa acessível, para pessoas com dificuldade de locomoção.

Trilhas e visitação
O Matinho da Prefeitura tem uma área de 3,4 hectares, localizada no final da rua Machado de Assis. O local é muito procurado por grupos da rede de ensino de Estância Velha, de empresas e comunidade em geral, para a realização de trilhas consideradas de pequena dificuldade e muito encantamento. Na trilha, que dura em torno de uma hora, é possível apreciar a vegetação nativa, formada por plantas típicas do bioma da Mata Atlântica. Conforme a secretária de Meio Ambiente de Estância Velha, Viviane Diogo, atualmente, o local está aberto à visitação da população. “Para a realização de trilhas guiadas é necessário fazer o agendamento na SEMAPA”, esclarece a secretária.

No ano de 2023, cerca de 1.200 pessoas participaram de trilhas guiadas, e a previsão é de que no ano de 2024 este número aumente bastante, especialmente com as melhorias que devem durar em torno de quatro meses para serem concluídas. Interessados em conhecer e participar das atividades desenvolvidas na Reserva Ecológica, podem entrar em contato com a Secretaria do Meio Ambiente, Pecuária e Agricultura (SEMAPA), pelo telefone (51) 3561-4050.

Data de publicação: 01/02/2024

Créditos: Sandra Costa/PMEV