Todo sábado, o estanciense já sabe: tem Feira do Produtor Rural, no Centro. Criada há mais de 30 anos, na gestão do ex-prefeito Frederico Leuck 1983/1988, a Feira do Produtor Rural oferece produtos de qualidade para toda a comunidade. A tradicional exposição ocorre todos os sábados das 7 às 11 horas, no espaço da Prefeitura, exclusivo para este fim, na Rua Balduino Weber, ao lado do Pavilhão de Atividades Culturais (PAC). A iniciativa é mais uma ação da Prefeitura com o objetivo de valorizar os agricultores e as agroindústrias familiares do Município.

Os visitantes e consumidores encontram produtos de hortifruti, panificados, embutidos, laticínios, minimamente processados, mel e outros itens produzidos em Estância Velha. Atualmente são seis famílias que oferecem produtos de qualidade sem agrotóxicos e produzidos artesanalmente. A Feira do Produtor Rural tem o apoio da Prefeitura por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Pecuária e Agricultura (SEMAPA) e Emater.

Ruralfest
O desejo de divulgar e valorizar cada vez mais o produtor rural e as agroindústrias familiares estancienses levou a Administração Municipal a criar em 2022 a Ruralfest, uma feira inteiramente voltada ao agronegócio, que tem também o objetivo de fomentar o turismo rural no Município de Estância Velha. Idealizador do evento, o prefeito Diego Francisco ressalta a importância deste setor. “Temos uma área rural pequena, mas muito produtiva e muito ativa. Valorizar esses espaços é muito gratificante, ainda mais quando conseguimos aliar economia, turismo e as delícias produzidas pela nossa gente”, explica.

O sucesso da primeira edição da Ruralfest foi tão grande que em 2023 aconteceu a segunda edição com espaço ampliado agregando exposição de animais, venda de artesanato, gastronomia e muitas apresentações artísticas. A edição de 2024 já está confirmada para o mês de julho, e conforme informações, com muitas novidades.

Data de publicação: 11/01/2024

Créditos: Robson F. Nunes/PMEV

Créditos das Fotos: Richard Silva (PMEV)