A Prefeitura de Estância Velha concluiu esta semana a instalação de açudes em sete propriedades rurais do município. O objetivo do projeto é a dessedentação dos animais e irrigação de plantações, fortalecendo o setor da agricultura familiar. A benfeitoria com custo zero para os produtores rurais foi realizada com recursos oriundos do Governo do Estado (80%), por meio do Programa Avançar na Agricultura e no Desenvolvimento Social, e 20% de contrapartida do Município. A iniciativa tem ainda a parceria da Emater.

A instalação se iniciou em novembro e esta semana na última semana de dezembro. Alguns dos açudes já estão em pleno funcionamento. A alta frequência das chuvas auxiliou em alguns casos, já outros tiveram também o auxílio de vertentes. Os produtores beneficiados passaram pela análise e cumpriram todos os requisitos do Programa, sendo selecionados por meio de edital público. Conforme a Extensionista Rural da Emater de Estância Velha, Mariane Mendes Lopes, todos os inscritos no edital foram contemplados. “A instalação dos açudes era uma reivindicação antiga dos nossos produtores rurais. Estamos muito contentes em poder auxiliar um setor tão importante e em franco desenvolvimento na nossa cidade”, afirma o prefeito Diego Francisco.

Data de publicação: 27/12/2023

Créditos: Sandra Costa (PMEV)

Créditos das Fotos: Divulgação/PMEV