O Programa Local de Entrega Voluntária (LEV) já recolheu mais de mil toneladas

Iniciado no ano de 2021, O Programa Local de Entrega Voluntária (LEV) foi criado para facilitar o descarte de material que não é recolhido pela coleta seletiva em Estância Velha. A ideia é, conforme o cronograma de locais estipulado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Pecuária e Agricultura (SEMAPA), divulgado no início de cada ano, que o LEV percorra todos os bairros disponibilizando contêineres para descarte de entulhos, restos de podas e jardinagem, madeira. Os contêineres ficam disponíveis de sexta-feira até segunda-feira, quando são recolhidos e devidamente descartados.

A comunidade aprovou a iniciativa desde o início e aderiu gradativamente a ação da Prefeitura, como demonstram os números divulgados pela SEMAPA. No ano de 2021, em oito edições, foram recolhidas 221 toneladas de resíduos. No ano de 2022, em 24 edições realizadas, foram descartadas 673 toneladas de entulhos. No ano de 2023 foram realizadas 28 edições do programa que recolheu 785 toneladas de resíduos extradomiciliares. Desde a sua criação em 2021, o LEV já tirou das ruas 1.679 toneladas de resíduos e entulhos. “É muito gratificante criar um programa que está sendo tão bem usufruído pela nossa comunidade”, comenta a titular da SEMAPA, Viviane Diogo.

A primeira etapa do LEV no ano de 2024 já tem data e local marcados. Será de 26 a 29 de janeiro, no bairro Floresta (rua Zeno Schmiedel, junto ao campo do Floresta). A Prefeitura orienta que a população não deposite seus entulhos no entorno dos contêineres, mas sim dentro deles, e que respeite o volume máximo de cada um. O programa serve para atender a comunidade e não empresas ou indústrias.

Podem ser descartados
- móveis
- materiais de construção
- podas