Atividades da SEMAPA buscam contribuir na formação de uma nova geração consciente e comprometida com o Meio Ambiente.

A Prefeitura de Estância Velha, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Pecuária e Agricultura (SEMAPA), concluiu o programa de sensibilização ambiental em 2023. As ações impactaram cerca de 3.700 crianças das redes municipal e estadual de ensino do Município. O programa contribui para a formação de uma nova geração consciente e comprometida com a preservação do meio ambiente. A iniciativa demonstra o compromisso do Município em educar e engajar os jovens na construção de um futuro mais sustentável.

Dentro das diversas atividades implementadas, destaca-se o Plano de Arborização Consciente, o “Plano A”, que visa promover o plantio de árvores em áreas estratégicas do município, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar e proporcionando sombra e abrigo para a fauna local.

Preservação de espécies
Outra iniciativa de destaque foi o projeto “Abelhas Sem Ferrão, Casinha de Mel”, que teve como objetivo conscientizar os estudantes sobre a importância das abelhas para o equilíbrio do ecossistema e a produção de alimentos. Os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre a criação e o manejo sustentável de abelhas sem ferrão, reforçando a importância da preservação dessas espécies.

Trilhas Ecológicas
Além disso, foram organizadas trilhas ecológicas, permitindo aos estudantes adentrar em áreas preservadas do Município como Reserva Ecológica Leopoldo Alberto Baeckel, e aprender sobre a biodiversidade local, bem como trilhas urbanas, que exploraram a importância do meio ambiente em meio à cidade. Essas atividades foram fundamentais para despertar o interesse e a consciência ambiental nos jovens alunos.

Gestão de Resíduos
A gestão de resíduos também foi uma preocupação do SEMAPA, sendo realizadas palestras e atividades práticas envolvendo uma empresa parceira que abordou a separação correta e a destinação adequada de diferentes tipos de resíduos. Os estudantes foram orientados sobre os impactos ambientais causados pelo descarte inadequado e incentivados a adotarem práticas sustentáveis no seu cotidiano.

Data de publicação: 15/11/2023

Créditos: Sandra Costa/PMEV