Os moradores da Vila Perimetral, no bairro das Rosas, em Estância Velha começaram a receber, depois de 40 anos de espera, as primeiras ligações de água potável e as instalações dos medidores oficiais da Corsan.

Na quarta-feira, dia 24 de janeiro, os moradores da Vila Perimetral, no bairro das Rosas, em Estância Velha começaram a receber, depois de 40 anos de espera, as primeiras ligações de água potável e as instalações dos medidores oficiais da Corsan. Como ato simbólico, o prefeito Diego Francisco, ao lado das secretárias de Meio Ambiente, Viviane Diogo, e Desenvolvimento Urbano e Habitação, Laura Leuck, junto com o chefe do Departamento de Habitação, Nilson Consoli e do gerente da Corsan do Município, Luis Felipe Silveira, realizaram a primeira ligação. “Para chegarmos até este momento, houve muito trabalho e empenho dos diversos setores. Agora, estamos levando mais conforto e saúde para esta comunidade”, destaca o prefeito.

A previsão de entrega das obras e a total ligação das moradias é para o mês de fevereiro. Conforme a secretária de Meio Ambiente, Viviane Diogo, assim que os moradores estiverem com as instalações concluídas, devem fazer a ligação interna à rede “Com isso, já terão água disponível para consumo”, explica. Na localidade, os residentes que estão no Cadastro Único do Governo Federal terão desconto na taxa de ligação. Para isso, a atualização ou inscrição deve ser feita na Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST). Também é possível solicitar à Corsan, o parcelamento da taxa de ligação.

Água encanada e regularização fundiária
Além da água encanada, os moradores de cerca de 50 lotes também passam por um processo de regularização fundiária. “Eles finalmente serão donos de seus terrenos. Com isso, mais e mais melhorias poderão ser feitas aqui”, afirma o prefeito Diego Francisco.

As obras que levarão a água tratada para os moradores, que atualmente utilizam poços artesianos, estão sendo feitas em conjunto entre a Prefeitura (via secretaria de Obras) e Corsan. A Prefeitura realizou a construção de muretas para instalação das caixas padrão Corsan, além de ceder o maquinário e operadores, enquanto a Corsan trabalha com seus funcionários e técnicos. Além disso, a Corsan doou 50 caixas padronizadas para as ligações dos registros. Foram instalados 500 metros de tubulação.

Data de publicação: 24/01/2024

Créditos: Robson Nunes/PMEV