Projeto da Prefeitura e da Corsan vai trazer melhores condições de vida para cerca de 250 moradores

Uma espera de mais de 40 anos está chegando ao fim. A Prefeitura de Estância Velha, junto com a Corsan, vai realizar uma obra que trará água encanada pela primeira vez para os moradores da Vila Perimetral, que fica no bairro das Rosas, quase divisa com a cidade de Ivoti. Para iniciar o processo de melhorias, a Prefeitura realizou uma reunião na Igreja Assembleia de Deus da localidade para informar e instruir os moradores sobre o início das obras, que devem iniciar na primeira semana de outubro. As tratativas para que isso fosse possível foram iniciadas pela atual gestão, logo no início do mandato.

O prefeito Diego Francisco abriu os trabalhos ressaltando que, além da água encanada, os moradores de cerca de 50 lotes também passarão por um processo de regularização fundiária. “Vocês serão finalmente donos de seus terrenos. Com isso, mais e mais melhorias poderão ser feitas aqui”, explicou. Também participaram do encontro o secretário de Saúde, Christian Silva, a secretária de Meia Ambiente, Pecuária e Agricultura, Viviane Diogo, e o secretário de Desenvolvimento Social e Trabalho, Pablo Gomes. Membros das Secretarias de Obras e Habitação também estiveram presentes, além dos representantes da Corsan, entre eles, o novo Gerente de Estância Velha, Luis Felipe Silveira, o agente operacional Bruno Panicci, e o administrador João Batista.

Obras
As obras que levarão a água tratada para os moradores, que atualmente utilizam poços artesianos (muitos deles sem os devidos cuidados), serão feitas em conjunto entre a Prefeitura (via secretaria de Obras) e Corsan. A Prefeitura vai ceder máquinas e operadores, enquanto a Corsan vai trabalhar com seus funcionários e técnicos. Serão 500 metros de tubulação a serem instaladas. Além disso, a Corsan vai doar 50 caixas padronizadas para as ligações dos registros. “Este é mais um facilitador para os moradores, que não terão que fazer o investimento”, descreveu Luis Felipe Silveira. A ligação de água para os moradores também envolve a empresa Água de Ivoti, que será quem fornecerá o serviço depois de feitas as ligações. No entanto, os moradores serão clientes da Corsan, que vai ressarcir a autarquia da cidade vizinha.

Saúde e dignidade
Conforme o secretário de Saúde, Christian Silva, o investimento neste tipo de infraestrutura reflete diretamente em sua área de atuação. “Existe um cálculo que para cada um real investido em saneamento, são economizados cerca de 7 ou 8 para a saúde. Então esse é realmente um momento especial”, citou. Moradora do local há 8 anos, Cleri Horst, de 46 anos, se emocionou durante o encontro. “Com certeza é um sonho se tornando realidade. Ter água tratada em casa é quase inexplicável. Acho que quando acontecer vou chorar de tanta felicidade”, disse.

Data de publicação: 23/09/2023

Créditos: Robson Nunes/PMEV