Como os moradores geralmente trabalham das 8h às 18h, os Recenseadores terão o horário de trabalho flexível. Ele poderá passar na sua residência pela manhã, à tarde, final do dia, ou aos finais de semana, até que encontrem os moradores em seus domicílios.

A partir da próxima segunda-feira, 1º de agosto, O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, estará presente em mais de 5 mil municípios brasileiros, realizando a coleta de dados do Censo Demográfico de 2022. O último Censo foi realizado em 2010, e em 2020, quando deveria ser realizado novamente, foi suspenso por conta da crise sanitária da Covid-19.

Mais de 180 mil recenseadores colherão dados traçando o perfil da população brasileira no trabalho, educação, economia e saúde. O objetivo do Censo é realizar um estudo que visa o recolhimento de várias informações, possibilitando a implementação de políticas públicas que atendam a demanda da população em todo o território nacional.

O último Censo registrou uma população de 42.574 pessoas em Estância Velha. Conforme a última estimativa do IBGE, no ano passado, este número já supera 50 mil pessoas. Em Estância Velha, das 45 vagas para Recenseadores estão preenchidas, até o momento, 16 vagas. Em breve o IBGE lançará um novo edital de Processo Seletivo Simplificado para suprir as vagas que ainda estão em aberto. Os entrevistadores foram aprovados no concurso realizado em abril deste ano, e passaram por um treinamento sobre os conceitos fundamentais da pesquisa.

ATENÇÃO
Certifique-se de que se trata do recenseador do IBGE, que estará devidamente identificado com boné, bolsa, colete do IBGE e também com crachá com número da Central, os dados do Recenseador e um QR Code para validar a confirmação. Também estarão portando o DMC - Dispositivo móvel de coleta.

Em caso de dúvida, a população pode ligar para o número (51) 3595-4215, ou verificar a autenticidade do trabalho dos Recenseadores pela Prefeitura. A previsão é de que o Censo dure aproximadamente 3 meses. “O Censo é de extrema importância para o município, pois, contribuirá para o planejamento e investimento em políticas públicas nos próximos anos, trazendo benefícios aos moradores e desenvolvimento e melhorias para a nossa cidade”, afirma Kellen Linke, Agente Censitária Municipal.

Já o prefeito Diego Francisco considera que a estatística do perfil dos estancienses será mais uma ferramenta importante utilizada para guiar as ações da administração.

Data de publicação: 26/07/2022

Créditos: Sandra Costa