Na quarta-feira, dia 10 de abril, foi realizada a instalação das Ovitrampas

Na quarta-feira, dia 10 de abril, a Prefeitura de Estância Velha, por meio da Secretaria de Saúde (SMS) e da Vigilância em Saúde, realizou mais uma etapa da instalação das Ovitrampas, as armadilhas para o mosquito Aedes Aegypti causador da dengue.

As Ovitrampas são armadilhas constituídas de um vaso de planta preto, no qual é adicionada água, uma palheta de madeira e substância atrativa para o mosquito, que neste caso é a levedura de cerveja. As fêmeas do Aedes aegypti depositam os seus ovos neste ambiente, e então os agentes de controle de endemias fazem o monitoramento e a avaliação necessária, determinando ou não a intervenção. Caso o número de ovos seja muito alto, são realizadas ações para eliminar os focos da região.

O processo de instalação das armadilhas inclui a inclusão de moradores que aceitam ter as Ovitrampas em suas residências. Todos os bairros de Estância Velha receberam as instalações das armadilhas.

Conscientização
Pensando na conscientização de todos, a Prefeitura também quer que a comunidade tome conhecimento de onde e como o mosquito pode se proliferar. Isso porque invariavelmente a Vigilância acaba recebendo denúncias de locais que provavelmente não são encontrados os ovos ou mesmo o mosquito. Conforme a coordenadora da Visa, Eliane Fleck, é necessário saber conhecer para otimizar o trabalho. “Muita gente acha que em mato alto, bueiros, água corrente, arroios ou mesmo esgoto a céu aberto são locais onde o mosquito vai depositar seus ovos, e na verdade não. A fêmea do Aedes aegypti prefere sempre um vaso com água limpa, e essa armadilha várias vezes está mais próxima ou mesmo no terreno de nossas casas do que nesses outros locais”, argumenta.

Cuidados e prevenções
- Não deixe ao ar livre lixo ou vasilhas que possam acumular água, e mantenha a lixeira bem fechada;
- Mantenha suas calhas limpas e desentupidas, assim como canos e ralos;
- Mantenha sua caixa d'água limpa e com a tampa bem fechada, assim como tonéis e barris;
- Não deixe água acumulada sobre a laje, e elimine qualquer água que estiver parada;
- Encha de areia os pratos das plantas e os cacos de vidro nos muros;
- Utilize cloro para tratar a água de piscinas;
- Retire a água acumulada em flores e plantas;
- Caso tiver pneus velhos, faça furos ou mantenha-nos cobertos;
- Troque a água dos seus animais de estimação diariamente, e mantenha os recipientes limpos;
- Mantenha garrafas vazias, com a boca para baixo.

Como denunciar
Para realizar denúncias de possíveis focos de dengue ou descuidos com a proliferação da doença, você pode entrar em contato com a Vigilância através do número (51) 3551-1417 ou pelo e-mail (gabinete.secsaude@estanciavelha.rs.gov.br). Os horários de atendimento são de segunda a sexta das 7h às 12h e 13h às 17h.

Data de publicação: 10/04/2024

Créditos: Júlia Monteiro(PMEV)

Créditos das Fotos: Júlia Monteiro(PMEV)