O bairro Bela Vista vai ganhar uma Unidade de Saúde totalmente nova.

O bairro Bela Vista vai ganhar uma Unidade de Saúde totalmente nova. A obra iniciada pela Prefeitura de Estância Velha, com recursos do Governo do Estado, está sendo realizada na esquina das Ruas Ari Grade com Hulda Dienstmann. Para conhecer a evolução do novo espaço, a Equipe de Saúde do posto (que atualmente fica na Rua Japão) realizou uma visita guiada na obra na tarde de terça-feira, dia 26 de março. O prefeito Diego Francisco acompanhou o grupo, junto do Secretário de Saúde, Christian Silva, do secretário adjunto da pasta, Alonso Estevan Alves Pinheiro, da arquiteta Luiza Bach Martins, e do secretário de Segurança, Esporte e Bem-Estar, Renan Mallmann.

A nova unidade de saúde é uma demanda antiga da comunidade, tendo em vista que o prédio atual conta com uma série de problemas estruturais. “Teremos uma área com mais de 600 metros quadrados, com toda a qualidade, não só para a nossa população, mas também toda a equipe técnica, que terá um espaço novo, moderno e equipado”, afirma o prefeito Diego Francisco.

Durante a visita foi possível ver os futuros espaços de consultórios, banheiros, salas de atendimento, áreas livres e sociais, além do maior espaço no entorno do novo prédio, que possibilitará ainda mais conforto e segurança. “Estamos acompanhando toda essa evolução e é muito motivador termos a certeza de que em breve estaremos em uma nova e melhor unidade. Essa era realmente uma necessidade”, descreveu a enfermeira de saúde coletiva, Janaína Fernandes Lima.

Investimento é de 2,4 milhões
O novo posto de Saúde do bairro Bela Vista foi uma articulação da atual Administração junto ao Governo do Estado, que aportou R$ 2 milhões para a obra. O restante - R$ 400 mil - é contrapartida do Município.

O novo prédio terá mais de 640 metros quadrados e abrigará duas equipes de Saúde da Família, uma equipe de Saúde Bucal e uma equipe de apoio, com nutricionista, psicólogo e psiquiatra. Além de atender os moradores do Bela Vista, também são atendidos pela UBS os moradores residentes nos bairros Das Quintas e Lira. Conforme a Secretaria de Saúde (SMS), em torno de oito mil estancienses serão beneficiados com a nova unidade de saúde.

Estado garantiu R$ 4 milhões para construção do novo anexo do Hospital
Além de auxiliar Estância Velha com recursos em unidades de Saúde, o Governo Estadual confirmou no último dia 15 de março um importante investimento no Hospital Getúlio Vargas. O governador Eduardo Leite e a secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann, garantiram que a Casa de Saúde estanciense receberá R$ 4 milhões para o início da construção do novo anexo do hospital.

Data de publicação: 27/03/2024

Créditos: Robson F. Nunes/PMEV