A segunda campanha de vacinação para cães e gatos da Prefeitura de Estância Velha em 2024 foi um sucesso. A ação ocorreu no Campo do Floresta, dia 21 de março. Ao todo foram aplicadas 71 doses. A campanha é realizada periodicamente e serve para prevenir zoonoses - doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas - e outras doenças para os pets. As ações de vacinação são realizadas pela Secretaria de Saúde (SMS), por meio da Vigilância em Saúde, em parceria com a Secretaria de Segurança, Esporte e Bem-Estar (SESEBE). “Estamos muito satisfeitos com o acolhimento da comunidade à causa animal. Desta forma, cada vez mais tiramos animais abandonados das ruas e encaminhamos para que tenham um lar e os cuidados necessários”, comentou o secretário de Segurança, Esporte e Bem-Estar, Renan Malmann.

Nestas ações são oferecidas as vacinas antirrábica, para cães e gatos acima de três meses de vida, e polivalente múltipla, para os cães. Este último imunizante protege os animais contra as doenças como cinomose, parvovirose, coronavírose canina, hepatite infecciosa canina, adenovírus tipo 2, parainfluenza e leptospirose.

Próxima vacinação
Na quinta-feira, 4 de abril, acontece mais uma etapa da vacinação gratuita de cães e gatos. Desta vez, será na Praça ao lado do Posto de Saúde do bairro Campo Grande (Rua dos Municípios, na altura do número 370). A ação de vacinação para cães e gatos será realizada das 14h às 16h30. Para participar, basta apresentar comprovante de residência em Estância Velha, documento de identificação e carteira de vacinação do pet (se não tiver Prefeitura fornece).

Feira de Adoções
A Feira de Adoção de Animais de Estância Velha segue sendo referência na região. Somente no mês março, 20 gatos e 28 cães ganharam um novo lar, totalizando 48 adoções. No último final de semana, 23 de março, a ação da Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança, Esporte e Bem-Estar (SESEBE), registrou 15 adoções, sendo 1 filhote de gato, 11 filhotes de cachorros, um cão adulto e dois gatos adultos. Desde o início de 2024, a Prefeitura já realizou mais de 100 adoções responsáveis de animais.

No sábado, dia 30 de março, acontecerá mais uma edição da feira de adoção. A ação oferece aos animais que não possuem lar, uma oportunidade de fazer parte de uma família, além de proporcionar o acesso à saúde de cães e gatos no município com campanhas de castração e vacinação. A Praça Leonel Brizola, em frente a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, é o local que sedia a feira, todos os sábados das 9h às 12h. Em casos de chuva, o evento é transferido para o Pavilhão de Atividades Culturais (PAC). Todos os animais adotados recebem castração e chipagem gratuita.

Data de publicação: 27/03/2024

Créditos: Júlia Monteiro/PMEV