O caso foi catalogado no bairro Campo Grande.

A Prefeitura de Estância Velha, por meio da Secretaria de Saúde (SMS) e a Vigilância em Saúde (VISA), registrou o primeiro caso de dengue no Município em 2024. O caso foi catalogado no bairro Campo Grande. Em 2023 os índices da doença foram reduzidos em 95% em relação a 2022 (caíram de 1.687 para 86 casos), mas mesmo assim o serviço de prevenção foi ampliado.

Na manhã de sexta-feira, dia 12 de janeiro, as equipes realizaram uma vistoria ampliada no bairro Campo Grande. Ao todo, oito agentes foram a campo realizar visitas domiciliares para orientar famílias e moradores. As visitas já vinham ocorrendo desde o ano passado e seguirão sendo realizadas durante todos os meses de verão. A época é tradicionalmente propícia para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. “Precisamos redobrar nossas atenções e contamos com os moradores para que façam sua parte. Principalmente depois das chuvas de verão, que são muito frequentes”, aponta a coordenadora da VISA, Eliane Fleck.

Ações preventivas
Algumas ações preventivas são realizadas frequentemente pela Vigilância. Entre elas estão o monitoramento de pontos estratégicos (catadores/recicladores, borracharias, floriculturas, cemitérios). Atualmente 41 imóveis são monitorados quinzenalmente, com aplicação de inseticida caso haja foco. São feitas ainda as distribuições de telas protetoras de ralos e bombonas expostas a água da chuva, que impedem a deposição de ovos do mosquito e, consequentemente, o desenvolvimento de larvas e pupas; os mutirões de limpeza realizados em áreas específicas (cemitérios, regiões com relato de novos casos ou de aumento da incidência de ovos);

Ovitrampas
Um dos meios mais eficientes de monitoramento do Aedes aegypti é feito pelo programa Ovitrampas - instalados em locais estratégicos do município, essas armadilhas atraem a fêmea do mosquito, que nela depositam seus ovos. Nos dias 14 e 15 de dezembro foram colocadas armadilhas de monitoramento em diversos bairros da cidade. Após o recolhimento foram detectados residências com mais de 100 ovos por armadilha nos bairros Rincão dos Ilhéus, Sol Nascente, União, Floresta e Lago Azul. Através do Ovitrampas a equipe da VISA retirou no mês de novembro 612 ovos e realizou dezesseis monitoramentos em torno dos focos. No mês de dezembro foram retirados da natureza 3.129 ovos.

Visitas domiciliares
O principal fator da redução de casos em Estância Velha se deu por conta da eficiência do trabalho realizado de visitas domiciliares permanentes, conduzidas pelos agentes de endemia. As visitas ocorrem durante o ano todo em todos os imóveis do município. Os moradores e proprietários recebem orientações quanto aos cuidados voltados para evitar a proliferação do Aedes aegypti. Caso haja algum foco no momento da inspeção, os espécimes são devidamente coletados para posterior análise em laboratório próprio, e biolarvicida é usado em situações em que não é possível a remoção do depósito. O resultado da análise é informado dentro de poucos dias ao morador, juntamente com instruções que reforçam a importância de monitorar constantemente sua residência, comércio ou terreno. Em novembro os agentes de endemias inspecionaram 1.830 residências, e em dezembro 1.606 residências foram inspecionadas.

Fonte: PMEV

Data de publicação: 12/01/2024

Créditos: Robson F. Nunes/PMEV

Créditos das Fotos: Julia Monteiro (PMEV)