O atendimento é aberto a toda comunidade, por meio de encaminhamentos de profissionais da rede de saúde, intersetorial e demandas espontâneas.

A Prefeitura de Estância Velha, por meio da Secretaria da Saúde (SMS), mantém o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que é um serviço de saúde aberto e comunitário do Sistema Único de Saúde (SUS). O Caps é um lugar de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e demais quadros, cuja severidade e/ou persistência justifiquem sua permanência num dispositivo de cuidado intensivo, comunitário, personalizado e promotor de vida.

O atendimento, aberto a toda comunidade a partir dos 6 anos de idade, é feito através de encaminhamentos de profissionais da rede de saúde, da rede intersetorial, e também por demandas espontâneas. “Nosso atendimento é de porta aberta. O paciente chega e imediatamente passa por uma avaliação com um profissional, sendo em seguida encaminhado para o atendimento recomendado para cada caso”, explica Clarissa Machado, psicóloga e coordenadora do CAPS.

O CAPS do Município realiza em média 800 atendimentos por mês. O número de pacientes permanentes atualmente gira em torno de 250 pessoas, atendidas por psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais. Eles também participam de duas oficinas de artesanato e uma oficina do couro, nas quais são produzidos materiais, que são vendidos a fim de angariar recursos para a atividade de reinserção social de final de ano.

Reinserção social
A Secretaria da Saúde (SMS) realizou em novembro um passeio com o grupo de pacientes do CAPS. A atividade está inserida no Plano Terapêutico Institucional que tem o objetivo de reinserção social dos usuários da casa de saúde.

O grupo visitou o Gramado Zoo e a Praça das Etnias na cidade de Gramado no dia 21. Os ingressos foram custeados com recursos angariados com a venda de artesanatos produzidos pelos próprios pacientes nas oficinas do CAPS. O transporte e os lanches foram disponibilizados pela Secretaria da Saúde.

Endereço e horário de atendimento:
Rua Adolfo Mattes, nº 380, Centro - Fone 3561-8841
Segundas, quartas, quintas e sextas-feiras das 8h às 12h e das 13h às 18h
Terça-feira das 8h às 12h

Fonte: PMEV

Data de publicação: 29/11/2023

Créditos: Sandra Costa/PMEV

Créditos das Fotos: Sandra Costa/PMEV