Documento é fundamental para todo morador que procura os serviços de saúde.

A Prefeitura de Estância Velha, por meio da Secretaria da Saúde (SMS), além de atender e absorver as demandas práticas nas Unidades de Saúde, trabalha também no sentido de informar a população sobre campanhas e detalhes de como usufruir da melhor forma os serviços. Por isso, a pasta reforça a importância de se ter o Cartão SUS, documento fundamental para todo estanciense que procura o setor.

O Cartão SUS é importante não só para aqueles que realizam o primeiro atendimento, mas também para aqueles que solicitam a transferência vindos de outros municípios. O Cartão SUS é utilizado para atendimentos na rede de saúde em todo o País, porém, cada município tem um cadastro próprio com a finalidade de mensurar o número de usuários do seu território. Para solicitar o Cartão SUS o cidadão deve procurar a Secretaria da Saúde (SMS) que fica na Rua Farroupilha, 526, no Centro, nos dias e horários conforme a tabela abaixo.

Documentação
Para realizar o cadastro ou a alteração do documento para a cidade é necessário apresentar documento de identificação, CPF, comprovante de residência e Cartão SUS antigo ou de outro município. Caso o cidadão não tenha um comprovante de residência em seu nome, poderá solicitar uma visita domiciliar que será realizada pelo agente de saúde do seu posto de referência para a confirmação do endereço.

Para solicitar o Cartão SUS:
Segundas e quartas-feiras: das 8h às 11h30 e das 13h às 15h30
Terças e quintas-feiras: das 13h às 15h30
Sextas-feiras: das 8h às 11h30 e das 13h às 14h30

Documentos necessários:
Documento de identidade (certidão de nascimento no caso de crianças)
CPF
Comprovante de residência no nome do solicitante (no nome dos pais em caso de criança)
Cartão SUS antigo ou de outro município

Data de publicação: 21/11/2023

Créditos: Sandra Costa/PMEV

Créditos das Fotos: Vitoria Constante/PMEV