Durante todo o mês serão realizadas diversas ações descentralizadas e com o perfil de cada bairro. Confira!

Depois de inúmeras atividades de informação, conscientização e exames para a saúde da Mulher no Outubro Rosa, agora a Prefeitura de Estância Velha prepara uma programação especial para os homens nas celebrações do “Novembro Azul”. Muito mais do que uma campanha de conscientização, o Novembro Azul tem a missão de alertar os homens sobre os cuidados integrais de sua saúde e divulgar ações de prevenção e promoção para que busquem os serviços de saúde não somente quando as doenças já estão instaladas.

Conforme o secretário de Saúde, Christian Silva, Novembro Azul é o mês de lembrar aos homens que cuidar da saúde não é sinal de fraqueza. “Na verdade, é um sinal de sabedoria. Assim como fazemos desde pequenos, quando nossos pais nos levam para campanhas de vacinação contra diversas doenças, precisamos ter em mente que o melhor caminho sempre é a prevenção”, aponta.

Para o Novembro Azul estão previstas diversas ações descentralizadas e com o perfil de cada bairro. Por isso, elas serão realizadas diretamente nos postos de saúde do município.
“Todos estão convidados a comparecer e participar. Além da conscientização, esse é um momento para reforçar nosso compromisso com a vida”, completa o secretário.

Programação do Novembro Azul
11 de novembro
Dia da Família no posto do Campo Grande
Horário: das 8h às 13h
O Dia da Família abrange ações do Outubro Rosa, Dia das Crianças e Novembro Azul. Serão realizadas ações de promoção à saúde, incluindo a coleta de citopatológico (CP - exame preventivo do câncer de colo de útero). Também serão disponibilizados testes rápidos para ISTs, abrangendo o diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites, promovendo a saúde sexual e o bem-estar. Serão disponibilizados brinquedos para garantir a diversão das crianças.

27 de novembro
Rincão II
Horário: das 18h30 às 20h
Roda de conversa educativa com o objetivo de orientar e conscientizar a população sobre a importância do cuidado com a saúde. Serão oferecidos testes rápidos para ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), incluindo o diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites, proporcionando acesso imediato a informações para a saúde sexual e bem-estar em geral.

30 de novembro
Bela Vista
Horário: 14h30 às 16h30
A equipe do posto promoverá uma atividade no "Bailinho do Lira". O Dr. Cristiano Rafael Huff, médico da Unidade de Saúde, vai orientar os homens da comunidade sobre a importância do autocuidado e da saúde. Durante o evento, serão realizadas ações de promoção à saúde, como a aferição da pressão arterial (TA) e medição dos níveis de glicose (glicemia). Além disso, serão disponibilizados testes rápidos para a detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) abrangendo a identificação de HIV, sífilis e hepatites.

Ao longo do mês de novembro as Agentes Comunitárias de Saúde do Bela Vista vão convidar os homens que trabalham em empresas, postos de gasolina e estabelecimentos comerciais locais a comparecerem ao posto de saúde (sempre às quintas-feiras no horário do trabalhador). A ação tem como objetivo aproximar os homens da Unidade de Saúde por meio de atividades como aferição da pressão arterial (TA) e dos níveis de glicose (glicemia). Além disso, serão realizados testes rápidos para identificação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e agendamento de consultas médicas para o acompanhamento da saúde.

Rincão I
Horário: 17h às 20h (turno do trabalhador)
Roda de conversa educativa com orientações sobre a importância do cuidado com a saúde. Além disso, serão realizadas iniciativas de promoção à saúde, incluindo consultas médicas, avaliação da saúde bucal, aferição da pressão arterial (TA) e dos níveis de glicose (glicemia). Também serão disponibilizados testes rápidos para detectar Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Fonte: PMEV

Data de publicação: 10/11/2023

Créditos: Robson Nunes/PMEV

Créditos das Fotos: Arquivo/PMEV