A 10ª Conferência Municipal da Saúde, que acontece no dia 29 de março, na Câmara de Vereadores

A Prefeitura através da Secretaria da Saúde divulgou esta semana a programação da 10ª Conferência Municipal da Saúde, que acontece no dia 29 de março, na Câmara de Vereadores. Este ano a Conferência Municipal irá debater o tema e os eixos temáticos definidos pelo Conselho Nacional de Saúde. O tema é “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia” e os eixos temáticos que serão debatidos são:
I - O Brasil que temos. O Brasil que queremos;
II - O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas;
III - Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; e
IV - Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

A Conferência Municipal de Saúde é um espaço de construção de políticas de saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade. Na conferência, a população pode expressar suas demandas e pleitear ações, criando objetivos de médio e longo prazo para o desenvolvimento e execução de políticas públicas para o setor. Após a conferência, as propostas debatidas e sistematizadas, são incorporadas ao Plano Municipal de Saúde.

A articulação municipal é o primeiro passo do processo de diálogo com a sociedade. O movimento é continuado pela Etapa Estadual da Conferência. Por fim, a Conferência Nacional de Saúde, organizada pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), conclui o processo e traça diretrizes para a melhoria da saúde pública no Brasil para os próximos anos.

14h - Credenciamento
14h30 - Plenária de Abertura e Leitura do Regulamento Interno
15h - Apresentação Artística - Grupo Vida Saudável, da Professora Belise Neumann
15h30 - Palestra com Inara Ruas, Vice Presidente do Conselho Estadual de Saúde, com o tema “ A Saúde Pública na Pandemia: avanços e possibilidades"