Sexta-feira, 16, às 15h30 acontece uma Roda de Conversa, sobre o tema, no Hospital Getúlio Vargas, com participação aberta à comunidade.

O dia 10 de setembro é considerado oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas as ações acontecem durante todo o mês de setembro. Como forma de alertar a população sobre o Setembro Amarelo, a Secretaria da Saúde, em parceria com o Lions Club, está organizando uma atividade alusiva à prevenção ao suicídio. Interessados em participar estão convidados a se encontrarem na próxima sexta-feira, dia 16, às 14h, no CAPS - Centro de Atenção Psicossocial, que fica na rua Adolfo Mattes, 380, no Centro, de onde saem numa caminhada de conscientização até a Secretaria da Saúde. Logo em seguida seguem até o Hospital Municipal Getúlio Vargas, onde às 15h30 acontece uma Roda de Conversa, sobre o tema. A participação é aberta à comunidade.  

SETEMBRO AMARELO
Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza, em território nacional, o Setembro Amarelo.  Atualmente, o  Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo. Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!”. 

O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde - OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 1 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.

Data de publicação: 12/09/2022

Créditos: Sandra Costa

Créditos das Fotos: Divulgação/PMEV