Com o propósito de equipar e qualificar a estrutura dos postos de saúde, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, realizou a entrega de nove carrinhos de parada cardiorrespiratória, um para cada unidade de saúde do município. A entrega aconteceu na tarde desta terça-feira, dia 28, e contou com a presença do prefeito Diego Francisco, da secretária de Saúde, Cláudia Pires, da coordenadora da Atenção Básica, Patrícia Flores Rocha, e das enfermeiras-chefes dos postos.

De acordo com Patrícia Rocha, os equipamentos entregues às unidades representam um primeiro socorro para pacientes que eventualmente cheguem ao posto em parada cardiorrespiratória. “Os carrinhos estão equipados com materiais e insumos que permitem desde a intubação de um paciente até a aplicação de adrenalina em casos extremos”, pontua.

A secretária Cláudia Pires afirma que a compra dos carrinhos de parada cardiorrespiratória faz parte do plano da Administração de estruturar a rede de atenção básica para fazer frente às eventuais necessidades da população. “Uma pessoa numa situação dessas pode não ter chances de chegar até o hospital, mas tendo o posto de saúde equipado para esse atendimento, encurta caminho e pode ser a salvação desse morador”, explica.  Além disso, a aquisição dos carrinhos está de acordo com as normativas da Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde, e em consonância com as metas da Atenção Básica, pactuadas no Plano Municipal de Saúde, para a reestruturação das unidades.

O prefeito Diego Francisco enumerou diversas ações do governo para reequipar os postos e a Saúde do município como um todo. “Além da compra destes carrinhos, já realizamos melhorias na estrutura dos postos, adquirimos novos veículos e ambulâncias, aumentamos a oferta de alguns serviços e exames. Temos muitas outras novidades que vamos anunciar nos próximos dias e meses”, garantiu.

Data de publicação: 29/06/2022

Créditos: Isaías Rheinheimer