Cirurgias de média complexidade voltaram a ser realizadas, nesta terça-feira, dia 24, no Hospital Municipal Getúlio Vargas. Após um ano e meio fechado, o Bloco Cirúrgico foi reestruturado e começou a atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que necessitam a realização de procedimento de herniorrafia (hérnia) e colecistectomia (vesícula).

Nesta terça, três moradores realizaram cirurgia de hérnia no turno da manhã pela equipe contratada pela Prefeitura. “Os procedimentos aconteceram dentro da normalidade, como imaginávamos que fosse acontecer. Estamos com uma estrutura pronta para atender a população que necessitar”, garante a diretora do Hospital, Juliana Feltes.

Um dos pacientes submetidos à cirurgia foi o motorista Paulo Barbosa. “Inaugurei o bloco e vou dizer, que atendimento maravilhoso estou tendo. Já sabia que tínhamos uma equipe qualificada aqui no nosso hospital, mas não imaginava o quanto. A estrutura que temos aqui me deixou muito tranquilo para realizar o procedimento”, colocou. Barbosa deve permanecer internado até amanhã, e depois terá alta para seguir a recuperação em casa.

O prefeito Diego Francisco destaca que após tanto tempo fechado, a Administração precisou fazer investimentos para garantir a retomada das cirurgias na instituição. “Investimos em torno de R$ 15 mil na compra de equipamentos,  instrumentais cirúrgicos e insumos”, afirma. Também foram realizados pequenos reparos e a pintura do espaço, além da manutenção e calibração de todos os equipamentos, como da mesa cirúrgica e o aparelho de anestesia.

A realização de cirurgias irão acontecer conforme demanda encaminhada pela Secretaria de Saúde. “O encaminhamento acontece pelo posto de saúde, mas antes da realização dos procedimentos os pacientes passam por consulta com cirurgião e anestesista, que analisam a necessidade e a viabilidade de realização do procedimento”, coloca a secretária de Saúde, Claudia Pires.

Data de publicação: 24/05/2022

Créditos: Isaías Rheinheimer