Os serviços de conscientização, pulverização, visitação e o programa Ovitrampas seguirão intensificados.

A Prefeitura de Estância Velha realizou no sábado, dia 24 de fevereiro, mais uma importante ação no combate à dengue. As equipes da Secretaria de Saúde (SMS) e da Vigilância em Saúde, com apoio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (SEOSU), foram até os bairros Rincão dos Ilhéus e Sol Nascente para uma abordagem corpo a corpo. De casa em casa, os agentes de endemias levaram informações aos moradores, fiscalizaram quintais e recolheram resíduos que podem se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, chikungunya e zika vírus.

“Precisamos reduzir o máximo de focos que conseguirmos. A dengue está crescendo no país e em nosso Estado e toda ajuda nesse momento é importante”, destacou o agente de endemias Rafael Piovezani. Além de recolher entulhos de possíveis focos de ovos e larvas, a equipe da Vigilância em Saúde distribuiu folhetos explicativos sobre a prevenção da dengue.

Conforme a coordenadora da Vigilância em Saúde (Visa), Eliane Fleck, os serviços de conscientização, pulverização, visitação e o programa Ovitrampas seguirão intensificados. Além disso, fiscalizações com o drone da Guarda Municipal também seguem ocorrendo sistematicamente. “Seguiremos nas ruas e contamos com a comunidade para que a luta contra essa doença possa ser exitosa”, aponta.

Como denunciar
Para realizar denúncias de possíveis focos de dengue você pode entrar em contato com a Vigilância através do número (51) 3551-1417 ou pelo e-mail (gabinete.secsaude@estanciavelha.rs.gov.br). Os horários de atendimento são de segunda a sexta das 7h às 12h e 13h às 17h.

Cuidados e prevenções
- Não deixe ao ar livre lixo ou vasilhas que possam acumular água, e mantenha a lixeira bem fechada;
- Mantenha suas calhas limpas e desentupidas, assim como canos e ralos;
- Mantenha sua caixa d'água limpa e com a tampa bem fechada, assim como tonéis e barris;
- Não deixe água acumulada sobre a laje, e elimine qualquer água que estiver parada;
- Encha de areia os pratos das plantas e os cacos de vidro nos muros;
- Utilize cloro para tratar a água de piscinas;
- Retire a água acumulada em flores e plantas;
- Caso tiver pneus velhos, faça furos ou mantenha-nos cobertos;
- Troque a água dos seus animais de estimação diariamente, e mantenha os recipientes limpos;
- Mantenha garrafas vazias, com a boca para baixo.

Data de publicação: 26/02/2024

Créditos: Sandra Costa/PMEV