Trabalhos começam na terça-feira, dia 7 de novembro, e vão alterar o trânsito da via.

A Prefeitura está dando início a uma obra que vai transformar a entrada da cidade. Com investimentos de R$ 12 milhões, será realizada a reformulação do acesso na Avenida Presidente Vargas, próximo ao pórtico. Deste total, R$ 7,6 milhões são oriundos de uma indenização do condomínio Horizon ao Município. O valor foi determinado conforme termo de compromisso firmado com o Ministério Público e está homologado pela Lei 2.661 de 2022. A obra terá dois quilômetros de extensão.

A empresa responsável pela obra será a Eurovia Construtora Ltda, que venceu uma licitação realizada pela Associação de Moradores do Condomínio. “Este é um grande presente para a cidade. Teremos toda nossa entrada e acesso da cidade renovados, será um legado e uma nova energia para os estancienses”, explica o prefeito Diego Francisco, que na quarta-feira, dia 1º de novembro, apresentou oficialmente o projeto para a imprensa. A coletiva foi realizada no Auditório da Prefeitura.

Obras
As obras começam dia 7 de novembro com uma previsão de até sete meses para sua conclusão.

O investimento prevê:
- Aumento do canteiro central para 6 metros;
- Ciclovia;
- Pista de caminhada;
- Plantio de árvores e ambientação;
- Nova iluminação;
- Asfalto novo nos dois lados da Avenida Presidente Vargas;
- Estacionamentos;
- Duas rotatórias;
- Retirada da sinaleira (do bairro Floresta);
- Sinalização de trânsito e marcações.

Trânsito
A obra terá grande impacto na mobilidade dos moradores e visitantes. Por isso, a Prefeitura, junto com a Eurovia Construtora Ltda e a Guarda Municipal estão trabalhando para que a comunidade tenha esses impactos minimizados. Como a obra altera o trânsito na principal entrada e saída da cidade, é importante ficar atento às alternativas durante o processo de qualificação e melhoria da infraestrutura.

A atual avenida, que possui quatro faixas de acesso (duas de chegada e duas de saída) será reduzida em duas (uma para cada sentido). “A partir desse momento é importante que toda a comunidade de Estância Velha e da região saiba que é possível acessar a cidade por outros caminhos, que são alternativas importantes para quem entra e para quem sai da cidade”, completa o prefeito.

As alternativas
1- Para quem vem de Novo Hamburgo, a sugestão é usar o acesso da Rua Rincão, posteriormente usando a Avenida Presidente Lucena, chegando até o centro da cidade. O sentido oposto é também a sugestão para quem quer sair da cidade.

2- Para quem vem de Dois Irmãos ou Ivoti, a sugestão é usar a Avenida Bom Jardim (no acesso de Ivoti), e posteriormente acessar a Avenida Presidente Lucena até o Centro de Estância Velha.

Outras sugestões:
Para moradores dos bairros Campo Grande, Lago Azul e Bela Vista:
Em direção a Campo Bom/Taquara:
- Utilizar a Rua Walter Klein, acessando a rua Presidente Lucena, e a Rua Rincão em direção a Novo Hamburgo/BR-116;

Em direção a Novo Hamburgo/Porto Alegre:
- Utilizar a Rua Walter Klein, acessando a rua Presidente Lucena até Novo Hamburgo ou BR-116 direção São Leopoldo.

Em direção a Dois Irmãos/Gramado:
- Utilizar a Rua Walter Klein, acessando a rua Presidente Lucena, direção a Ivoti, acessando a Avenida Bom Jardim e BR-116 direção Dois Irmãos.
OBS: Sentido contrário utilizar o mesmo trajeto, de forma inversa.

Para moradores dos bairros Rincão da Saudade (Morro Agudo), Rosas, Centro, Encosta do Sol e União:

Em direção a Campo Bom/Taquara:
- Utilizar a rua Presidente Lucena, e a Rua Rincão em direção a Novo Hamburgo/BR-116.

Em direção a Novo Hamburgo/Porto Alegre:
- Utilizar a rua Presidente Lucena até Novo Hamburgo ou BR-116 direção São Leopoldo.

Em direção a Dois Irmãos/Gramado:
- Utilizar a rua Presidente Lucena, direção a Ivoti, acessando Avenida Bom Jardim e BR-116 direção Dois Irmãos.
OBS: Sentido contrário utilizar o mesmo trajeto, de forma inversa.

3) Moradores dos bairros Rincão dos Ilhéus, Sol Nascente:

Em direção a Campo Bom/Taquara, Novo Hamburgo/Porto Alegre ou Dois Irmãos/Gramado:
- Utilizar as ruas João XXIII, Adriano de Quadros ou Germano Leuck, direção a rua Rincão e acessando em direção a BR-116.

Em direção ao Centro de Estância Velha:
- Utilizar as ruas João XXIII, Adriano de Quadros ou Germano Leuck, direção a rua Rincão e acessando essa em direção ao Centro da cidade.
OBS: Sentido contrário utilizar o mesmo trajeto, de forma inversa.

4) Moradores do bairro Rincão Gaúcho:
Em direção a Campo Bom/Taquara, Novo Hamburgo/Porto Alegre ou Dois Irmãos / Gramado:
- Utilizar a rua São Paulo até a BR-116 e acessar essa na direção pretendida.

Em direção ao Centro de Estância Velha:
- Poderão utilizar a rua São Paulo, saindo na BR-116 até a rua Rincão, acessando essa em direção ao Centro de Estância Velha
OBS: Sentido contrário utilizar o mesmo trajeto, de forma inversa.

5) Moradores do bairro Floresta:
O acesso ao semáforo da rua Zeno Schmiedel estará fechado, tendo como único ponto de retorno a rotatória da Avenida Brasil com Avenida Presidente Vargas, dessa forma sugerimos as seguintes rotas alternativas:

Em direção a Campo Bom/Taquara:
- Utilizar a rua Carlos Antônio Bender (subida da Brigada Militar), acessando a rua Presidente Lucena, e a Rua Rincão em direção a Novo Hamburgo / BR-116;

Em direção a Novo Hamburgo / Porto Alegre:
- Utilizar a rua Carlos Antônio Bender (subida da Brigada Militar), acessando a rua Presidente Lucena até Novo Hamburgo ou BR-116 direção São Leopoldo.

Em direção a Dois Irmãos/Gramado:
- Utilizar a rua Eça de Queiroz, até a avenida Sete de Setembro (esquina do Centro Médico), convertendo a direita até a rua Presidente Lucena, direção a Ivoti, acessando Avenida Bom Jardim e BR-116 direção Dois Irmãos.

- Utilizar a rua Eça de Queiroz, em direção ao Centro de Estância Velha
OBS: Sentido contrário utilizar o mesmo trajeto, de forma inversa

Data de publicação: 01/11/2023

Créditos: Robson Nunes/PMEV