A Corsan iniciará, nos próximos dias, a instalação de uma nova rede de água ao longo da rua Portão para substituir uma rede antiga, com mais de 40 anos. A obra causará impactos no trânsito e no comércio já a partir dessa semana.

Para evitar grandes complicações, a Corsan e a Prefeitura trabalham incansavelmente no planejamento de execução desta obra. Ficou definido que os trabalhos serão realizados por etapas, começando pela região central, entre as ruas Presidente Lucena e Anita Garibaldi. Neste trecho, a Corsan promete usar o método não destrutivo, ou seja, sem a necessidade de abertura de valas extensas, o que deve otimizar a conclusão dos trabalhos nesta primeira fase.

Concluída essa etapa, os trabalhos seguem em direção ao bairro Lira, porém, usando o método escavado (convencional), com a abertura de valas. A nova rede de água irá até a esquina da rua Egon Schmitzhaus, no bairro Das Quintas, onde será interligada com uma rede já existente.

Segundo a Corsan, o avanço esperado das obras é de cerca de 60 metros por dia útil trabalhado. Como estão previstas cerca de 25 interligações com redes existentes, ocorrerão, eventualmente, interrupções no abastecimento de água, principalmente em partes do Centro e do Lira. A companhia promete comunicar previamente as interrupções de abastecimento, bem como os eventuais desvios no trânsito.

A Administração acompanha os preparativos para a obra desde o ano passado. “É uma obra complexa e que pode causar impactos importantes no dia a dia da comunidade, por isso, nosso interesse em acompanhar tudo. Inclusive, criamos um grupo de trabalho que é coordenado pela secretária Viviane Diogo, do Meio Ambiente. Entendemos a importância da obra, mas fizemos algumas exigências à Corsan para que esta obra cause o menor transtorno possível”, explica o prefeito Diego Francisco.

BLOQUEIO DE VIA
A partir desta semana, a empresa contratada pela Corsan fará um trabalho técnico de sondagens, marcações de vias e a solda de tubos Pead. Para garantir o bom andamento da obra e evitar acidentes, haverá a necessidade de bloqueio total da rua Portão.

Entretanto, para evitar que longos trechos permaneçam fechados por muito tempo, este trabalho será realizado por quadra. O Departamento de Trânsito, órgão vinculado à Secretaria de Segurança, explica que haverá sinalização no local indicando os desvios aos motoristas, entretanto, pede atenção e cautela para quem usualmente trafega pela via.

COMO FICA O TRANSPORTE PÚBLICO
Os usuários do transporte público devem ficar atentos para os bloqueios e mudança de locais de embarque e desembarque.

Confira o itinerário dos ônibus neste primeiro momento:

- Linha Ivoti/Estância Velha - rua Vidal de Negreiros, rua Anita Garibaldi, rua José do Patrocínio, rua João Metz, rua Albino Koch, rua Hugo Metz, terminal rodoviário (rua Theodomiro Porto da Fonseca), rua Portão, Av. 7 de Setembro, Av. Presidente Vargas.

- Linha Portão/Estância Velha - rua portão, rua Albino Koch, rua Hugo Metz, terminal rodoviário (rua Theodomiro Porto da Fonseca), rua Portão, Av. 7 de Setembro, Av. Presidente Vargas.

- Linha Novo Hamburgo/Estância Velha - terminal rodoviário (rua Theodomiro Porto da Fonseca), rua Ruy Barbosa, rua Anita Garibaldi, rua José josé do Patrocínio, rua João Metz, rua Portão.

- Linha Novo Hamburgo/Ivoti (via Estância Velha)* - terminal rodoviário (rua Theodomiro Porto da Fonseca), Av. 7 de setembro, rua Presidente Lucena.

ESCLAREÇA DÚVIDAS
Com o objetivo de facilitar o contato dos moradores e comerciantes a respeito de dúvidas, reclamações e sugestões sobre a obra, a Corsan e a Prefeitura criaram dois canais de comunicação com a comunidade. A comunidade pode fazer esse contato pelo do e-mail US081@corsan.com.br ou pelo WhatsApp, através do número 98915-4483.

Data de publicação: 12/06/2023

Créditos: Isaías Rheinheimer