O “Mulheres Protegidas”, um dos principais projetos da segurança pública da Prefeitura Estância Velha, será tema de um curso especial para várias Guardas Municipais da região. As aulas iniciam na terça-feira, dia 30 de abril, a partir das 8 horas, no Auditório do Centro Administrativo Gabriel Steiner (Rua Anita Garibaldi, 299, Centro), e serão ministradas pelos próprios agentes da Guarda Municipal de Estância Velha.

O curso será realizado em diferentes módulos e abordarão temas como a implantação do projeto, ações especializadas, sistemáticas à proteção de vítimas de violência doméstica, organização e amparo, dados estatísticos, leis, vivências e parceiros essenciais. Para o prefeito Diego Francisco, este é mais um motivo de orgulho para a cidade e seu grupamento. “Mostra que construímos uma política pública sólida e que já colhe bons frutos, além de ter reduzido drasticamente os casos de violência doméstica em nossa cidade”, descreve. Cerca de 40 pessoas devem comparecer na abertura oficial.

Mulheres Protegidas
O Programa Mulheres Protegidas foi lançado em março de 2021 e virou Lei em 2022, com o objetivo de oferecer segurança e todo o suporte emocional às vítimas de violência doméstica. Estância Velha foi a primeira cidade do Estado a lançar o programa e já colhe expressivos resultados e diminuição nos índices de violência. A iniciativa é executada pelo Grupamento de Proteção à Mulher (GPM) da Guarda Municipal, que faz o acompanhamento periódico das mulheres que sofrem ameaças ou são vítimas de violência e estão sob medidas protetivas.

Data de publicação: 29/04/2024

Créditos: Robson Nunes/PMEV

Créditos das Fotos: Arquivo (PMEV)