Vacinação ocorreu junto com a Feira de Adoção na Praça Leonel Brizola

A Prefeitura de Estância Velha realizou mais uma etapa da campanha de imunização de cães e gatos no sábado, dia 27 de abril. Dessa vez, o local escolhido foi a Praça Leonel Brizola, no Centro, junto da tradicional feira de adoção. A ação da Secretaria de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria de Segurança, Esporte e Bem-Estar (SESEBE), contabilizou 161 imunizações, beneficiando a saúde de 154 cães e 17 gatos.

Como de costume, a comunidade estanciense abraçou a ideia, e a Praça Leonel Brizola chegou a registrar filas de moradores levando seus mascotes. Para participar, bastava apresentar comprovante de residência em Estância Velha e documento de identificação. Quem aproveitou o momento foi a família Bez, que compareceu em peso. Moradores do bairro das Quintas, eles trouxeram três cães para a vacinação que previne a raiva e outras doenças. Dois chihuahuas e um labrador. O casal Greici e Rafael Bez trouxe Cristal, Teo e Spike para a campanha, e quem acompanhou foram as filhas Eduarda e Raffaela, além da amiga Isadora Michel da Silva. “Tenho presenciado todas as iniciativas da Prefeitura na causa animal e comparado com a de outros municípios, e tenho muito orgulho de fazer parte dessa cidade”, apontou Greici.

Prevenção
A campanha de vacinação é realizada periodicamente e serve para prevenir zoonoses - doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas - e outras doenças para os pets.
Nestas ações são oferecidas as vacinas antirrábica, para cães e gatos acima de três meses de vida, e polivalente múltipla, para os cães. Este último imunizante protege os animais contra as doenças como cinomose, parvovirose, coronavírose canina, hepatite infecciosa canina, adenovírus tipo 2, parainfluenza e leptospirose. Novas etapas da campanha serão divulgadas em breve.

A campanha de vacinação da Prefeitura é um dos pilares da política do Município na atenção à Causa Animal. Além dela, é mantido projeto dos Amigos dos Animais, com moradores que abrigam temporariamente animais abandonados ou vítimas de maus-tratos, além das feiras semanais de adoção e a CastraAção, que possibilita que animais adotados na feira ou de famílias de baixa renda consigam castrar seus mascotes. “Assim fechamos um ciclo de adoção, prevenção e controle populacional de cães e gatos”, aponta o secretário da SESEBE, Renan Mallmann.

Data de publicação: 29/04/2024

Créditos: Robson Nunes/PMEV