Na manhã desta quinta-feira, Estância Velha recebeu oficialmente a centelha do Fogo Simbólico da Pátria. O Fogo Simbólico está sendo conduzido por todo o estado do Rio Grande do Sul através dos veteranos da Liga da Defesa Nacional. O tema definido pela Liga para este ano é o “Centenário do falecimento de Rui Barbosa de Oliveira.” Um dos intelectuais mais conhecidos nacionalmente, Ruy Barbosa atuou na defesa do federalismo, do abolicionismo e na promoção dos direitos e garantias individuais.

A solenidade aconteceu no PAC - Pavilhão de Atividades Culturais, reunindo autoridades e convidados. O vice-prefeito Airton Haag destacou a importância do ato cívico. “É muito importante que Estância Velha mantenha a tradição que aflora o amor à Pátria”, disse Haag.

A pira foi acesa pelo vice-prefeito, Airton Haag, acompanhado do chefe da Guarda Municipal, Silvio Marques, do vereador João Dilkin, representando a Câmara de Vereadores, e de César Cordeiro, representante da Liga Nacional do Fogo Simbólico.

A chama ficará sob proteção na sede da Guarda Municipal até o dia 1º de setembro, data do início oficial da programação da Semana da Pátria e semana do aniversário de 64 anos do município.

SURGIMENTO DO FOGO SIMBÓLICO

O “Fogo Simbólico da Pátria”, símbolo que surgiu em 1938, como ideia de um grupo de patriotas do Rio Grande do Sul, que procuravam por um símbolo que representasse o ardor cívico do povo brasileiro. A escolha do fogo, remete ao início da evolução humana.

Desde então, utiliza-se deste símbolo como ato de abertura da Semana da Pátria, e tem como finalidade maior, robustecer o sentimento de patriotismo e incentivar a prática do civismo junto à comunidade, difundindo o culto aos símbolos nacionais, a cultura brasileira e a História do Brasil.

Data de publicação: 24/08/2023

Créditos: Sandra Costa