Na próxima sexta-feira, dia 18, às 13h30, na Câmara de Vereadores acontece a formatura de vinte Agentes Comunitários de Saúde e um Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias, da capacitação no Programa Saúde com Agente. A capacitação é coordenada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O objetivo do programa é melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Básica.

A qualificação teórica dos profissionais ocorreu de agosto de 2022 e encerrou em maio deste ano, no formato semipresencial. Já as aulas práticas iniciaram em fevereiro de 2023, foram concluídas em junho e ministradas pelo servidor Alexandre Hernández, odontólogo de saúde coletiva do município. O mesmo foi selecionado para ser o preceptor do curso pela FAURGS, a partir do edital de seleção ofertado a todos os profissionais de nível superior vinculados ao SUS de Estância Velha.

A formatura das agentes ocorrerá no dia 18, organizada pelo Departamento de Atenção Básica do município. Durante a cerimônia serão entregues os kits adquiridos em parceria com o Ministério da Saúde para atuação das ACS. Cada Kit contém: 1 oxímetro e 1 aferidor de pressão arterial digital para cada agente e 1 glicosímetro, por unidade, para uso das agentes. Em novembro do ano passado já foram entregues os coletes e as jaquetas, que também fazem parte do Kit.

Data de publicação: 14/08/2023

Créditos: Sandra Costa