O Ministério da Saúde confirmou o credenciamento do Posto de Saúde Nova Estância no âmbito da Atenção Básica. O reconhecimento obtido pela administração perante o Ministério da Saúde garante um repasse mensal para o custeio da unidade de saúde pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Desde que o posto foi inaugurado, em 2012, o posto era integralmente custeado pela Prefeitura.

“Quando assumimos a Prefeitura e soube dessa situação, determinei que iniciassem logo um trabalho para mudar essa questão. Foram dois anos de muito trabalho para chegar a esse reconhecimento. Agora, vamos deixar de tirar dinheiro do caixa da Prefeitura para custear o posto. Essa ‘economia’ certamente nos possibilitará realizar novos investimentos na saúde ou em outras áreas”, pontua o prefeito Diego Francisco.

O credenciamento desta unidade como Equipe de Atenção Primária (EAP) aconteceu em abril. Conforme estimativa da Secretaria de Saúde, já neste ano, o Ministério da Saúde fará o repasse de R$ 70.204,37 para auxiliar o custeio do referido posto de saúde. Para 2024, a estimativa é de que o repasse seja de, no mínimo, R$ 120.134,35. “Sem dúvidas, sabendo o compromisso dessa administração com a saúde pública, esse repasse irá qualificar ainda mais os serviços ofertados pela Atenção Básica da nossa cidade”, comentou o secretário Christian Henrique da Silva.

Para obter o reconhecimento, a Secretaria de Saúde precisou adequar o posto Nova Estância nas normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, efetivando na unidade de saúde uma equipe mínima composta por um médico, um enfermeiro e um técnico em enfermagem, com cargas horárias que podem variar de 20h a 30h/semanais. Os servidores do referido posto atuam 40h/semanais.

Data de publicação: 17/07/2023

Créditos: Isaías Rheinheimer