Foram adquiridas 10 camas hospitalares, 16 colchões pneumáticos, duas bombas de infusão, 25 cadeiras de banho, seis cadeiras de rodas e 26 andadores.

Na tarde de terça-feira, 6 de maio, a Prefeitura de Estância Velha, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), deu mais um passo na qualificação da saúde do Município. Isso porque o secretário da Saúde, Yuri Campos, realizou a entrega oficial de novos equipamentos para o Programa Melhor em Casa. Os equipamentos foram adquiridos por meio de emendas impositivas dos vereadores da gestão passada, totalizando R$ 75 mil reais de investimentos. Foram adquiridas 10 camas hospitalares (com colchões), 16 colchões pneumáticos, duas bombas de infusão, 25 cadeiras de banho, seis cadeiras de rodas e 26 andadores.

Os equipamentos foram recebidos pelo coordenador do Programa Melhor em Casa, enfermeiro Edson Couto. “Estes novos equipamentos somam muito na qualidade do nosso trabalho. Fico muito feliz em poder ajudar cada vez mais as pessoas acamadas”, relatou. Também participaram da entrega os ex-vereadores Jacob Immig, João Dilkin e a vereadora Bete Griebler, além do ex-vereador e agora secretário da Saúde Yuri Campos. “É sempre uma satisfação poder agregar qualidade no atendimento da nossa comunidade. Como vereador destinei uma emenda impositiva e agora como secretário tenho o prazer de dar o encaminhamento dos equipamentos para o programa que tão bem representa a nossa preocupação com a qualidade de vida da população”, explicou o secretário.   

Conforme Edson Couto, alguns equipamentos já têm destino certo para atender pacientes acamados que estão em atendimento no Melhor em Casa. Os equipamentos são emprestados às famílias que se responsabilizam em devolvê-los assim que o paciente se recuperar.

Programa Melhor em Casa
O programa "Melhor em Casa" é um serviço de Atenção Domiciliar (SAD) do SUS, que oferece atendimento médico e de enfermagem em casa, com o objetivo de evitar internações desnecessárias, facilitar a recuperação e promover a autonomia do paciente. Ele é indicado para pessoas com dificuldades de locomoção, que necessitam de cuidados contínuos, ou que já estão internados e precisam de alta para continuar o tratamento em casa. Equipes multiprofissionais (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, etc.) realizam visitas domiciliares, conforme a necessidade do paciente. O programa tem como benefícios o cuidado mais próximo da vida familiar, melhor qualidade de vida, redução de custos e otimização dos leitos hospitalares.

Fonte: PMEV

Data de publicação: 06/05/2025

Créditos: Sandra Costa/PMEV

Créditos das Fotos: Sandra Costa/PMEV