A EMEF Ervino Arthur Ritter conquistou 1º lugar na “Arena Geração”, gincana promovida pelo programa do Governo Estadual “Geração Consciente”

A EMEF Ervino Arthur Ritter conquistou 1º lugar na “Arena Geração”, gincana promovida pelo programa do Governo Estadual “Geração Consciente”. Em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC) e Secretaria de Saúde (SMS), cinco escolas do município aceitaram a proposta de participar do projeto. Já no primeiro ano de implementação do programa, as EMEFs Ervino Arthur Ritter, Selvino Ritter, Nicolau Anselmo Wecker e Marechal Cândido Rondon se posicionaram entre as 150 escolas do Rio Grande do Sul com maior pontuação.

O programa Geração Consciente, iniciativa do Governo do Rio Grande do Sul em parceria com diversas entidades, é um conjunto de atividades culturais e educativas voltado para escolas da rede pública, que promove tarefas ao longo do ano letivo. Seu objetivo central é estimular o diálogo e a reflexão crítica sobre saúde sexual, emocional e temas socioemocionais, capacitando adolescentes para escolhas conscientes e empoderadas. Além disso, busca fortalecer o protagonismo juvenil, a relação entre escolas e unidades de saúde, e a cultura de paz, combatendo a violência e incentivando a permanência escolar.

A gincana ocorreu no SESI de Cachoeirinha, no dia 28 de novembro. A “Arena Geração” contava com diversas atividades lúdicas, que incentivam a absorção do conteúdo e fixação através da prática. Foram realizados bate-papos com profissionais da saúde, jogos de pergunta e resposta e circuitos, todos incluindo assuntos discutidos em sala de aula. “Foi muito legal esse confronto com outras escolas do estado, eu com certeza aprendi demais com isso tudo, me tirou muitas dúvidas que eu tinha”, conta Kauã Roman, aluno de 15 anos da EMEF Ervino Arthur Ritter.

Para a implementação do programa, é necessário quatro professores que participem de um treinamento antes de aplicar as tarefas em sala de aula. Algumas atividades realizadas pelos alunos incluíam a confecção de marca páginas com a temática de bullying, cartazes sobre os tipos de violência, aulas de educação sexual e distribuição de acrósticos sobre preconceito, além de outras muitas atividades. “É importante falarmos com os adolescentes sobre estes assuntos, projetos como este auxiliam na formação de cidadãos exemplares”, comenta a Coordenadora do Projeto na EMEF Ervino Arthur Ritter, Daniela Laux Knorst.

Fonte: PMEV

Data de publicação: 29/11/2024

Créditos: Júlia Monteiro(PMEV)

Créditos das Fotos: Júlia Monteiro/DECOM