A atividade vai reunir cerca de 225 jogadores, de 10 diferentes cidades na Sociedade de Canto Lyra

Câmbio, a adaptação do vôlei voltado para a Melhor Idade será destaque em Estância Velha no próximo sábado, dia 19 de outubro. Isso porque a Prefeitura de Estância Velha, por meio da Coordenadoria Municipal de Desporto (CMD) e do Projeto Câmbio Municipal Unidos de Estância, realiza, das 8 às 17 horas, um torneio especial da modalidade. A atividade vai reunir cerca de 225 jogadores, de 10 diferentes cidades na Sociedade de Canto Lyra (Rua Portão, 1883, bairro Lira).

Conforme o CMD, serão 15 equipes no total, cada uma com até 15 jogadores. “Nosso objetivo é promover a integração e a socialização dos participantes, sempre focando na vida saudável”, salienta o coordenador do CMD, Ivair Oliveira. O evento não tem caráter competitivo, e todas as equipes receberão um troféu como forma de premiação. “Isso reforça o espírito de união e cooperação entre os participantes”, completa Oliveira.

O que é Câmbio?
O Câmbio é uma adaptação do vôlei para a melhor idade e, acima de tudo, é uma criação muito própria do Rio Grande do Sul. Foi no Estado, na década de 1990, que surgiu essa modalidade. As regras são bem similares ao esporte que o inspirou e já conquistou adeptos por todo o Brasil e no exterior. O câmbio foi criado por professores de instituições de educação gaúchas como a UFRGS, Unisinos, Unilasalle, UFSM, UFP, Ulbra, Feevale e prefeituras.

Grupos participantes:
Unidos da Estância
PMI Novo Hamburgo
Grupo Esmeralda
Super Stars
Lavanda
Grupo Immer Zusammen
Tigres de Bengala
Picada São Paulo
Plug Ivoti
SMEL Campo Bom
Câmbio Hortêncio
CRAS Presidente Lucena

Fonte: PMEV

Data de publicação: 16/10/2024

Créditos: Robson F. Nunes/PMEV

Créditos das Fotos: Arquivo/PMEV